Para quem gosta de se divertir... aproveite bem esta época!
Antigamente, em S. Miguel, eu e os meus irmãos fazíamos limas (pequenas cápsulas fininhas, de parafina, enchidas com água ) para atirar a quem quisesse ir brincar no largo da Matriz e na Avenida Marginal, em Ponta Delgada.
Íamos aos bailes no Clube Micaelense ou no Ateneu, para pôr em prática as danças ensinadas, ao longo do ano, pelo sr. José Bento.
Ao atingir os 18 anos, no baile de gala do Clube, as meninas iam debutar!... Eram apresentadas à sociedade e, por certo, a partir daí, era-lhes facilitada a escolha dum pretendente!!!...
Claro que eu não alinhei nessa cena... tive e ainda tenho bons amigos, mas acabei sendo pretendida por um rapaz, que não frequentava esses bailes e não era lá da ilha... o meu marido há 40 anos! Ah... realmente conheci-o num baile... mas foi no Solar da Graça. O meu irmão apresentou-me o colega alferes miliciano e fiquei a dançar com ele toda a noite.
Fazíamos assaltos ( bailes na garagem, que era devidamente preparada para esse fim ): os rapazes levavam as bebidas, as meninas levavam malassadas ( fritos regionais comidos especialmente nesta época) salgadinhos e sandes.
Aí fazíamos concursos de dança... eu cheguei a ganhar uma vez dançando o rock and roll com o meu irmão Hugo.
Agora divirto-me contando aos meus netos estas peripécias, enquanto eles se mascaram e brincam ao carnaval.
Olá Teresinha!
ResponderEliminarQue boa recordação!
Nunca participei nestas festas pois além de morar longe da " cidade" nunca tive este espírito de Carnaval, mas ouvia falar muito nessas tradições.
Parabéns pelos seus já 40 anos de caminhada ao lado do "seu".
Uma ótima semana
bjs
Nélia
Olá Teresinha,
ResponderEliminarÉ mesmo, escolhemos a mesma imagem. Antigamente o Carnaval era na rua e todos participavam. Agora é muita bagunça, eu só assisto pela tv. Mas moro no interior de São Paulo e aqui ainda temos Carnaval muito familiar na rua.Bom é recordar da época boa da festa.
bj e um bom iníco de semana para você.
Se desejar no meu blog de mimos tem dois selos que fiz.... o selo coração e o selo carinho.
Espero que aceite.
Olá amiguinha.
ResponderEliminarO nosso Carnaval é exactamente isso, contar aos mais novos, como era antigamente e como vivemos em pleno a nossa mocidade.
Jinhos amiga e boa semana
Oi,Teresinha,adorei conhecer um pouco da tua história.Tempos bonitos,onde havia muita simplicidade, e tudo era tão bom.
ResponderEliminarParabéns pelo blog e pelo maridão!
Bjkssss!!!!!
Liege
Olá!!!Eu sei que Deus não faz nada errado,mas bem que eu queria ter nascido na sua época...parece ser tudo tão mais simples e romantico...hj se perdeu o romantismo e tdo ficou mais vulgar...
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarPassei para ver as tuas novidades.
Bom Carnaval.
Boa semana
Beijinhos
Cat
Teresinha que bom se ainda fosse assim, quando na minha juventude ainda pude aproveitar um pouco desses bailes, na minha cidade natal, ainda tem alguns, como baile do café, da primavera e principalmente o baile de carnaval, mas nada como antes tinhamos alegria natural, não precisavamos de bebidas e quanto menos de drogas para divertirmos, que pena que a maioria dos jovens de hoje optam para caminhos perigosos. Bjs
ResponderEliminarOii, Teresinha !!!
ResponderEliminarQue delícia de relato, adorei...40 anos de casamento, que lindo.
Na minha adolescencia tb tinha bailinhos na garagem...eh tempo bom.
Foi um grande prazer partilhar dessas tuas memórias, tá vendo ,não só são os netinhos...tem tb as amigas blogueiras. hehehe
Beijinhos
Ana
O Carnaval é a época que gosto menos no ano. Mesmo quando era nova nunca apreciei as festas e os "assaltos" que também se faziam por aqui.
ResponderEliminarSempre tive um medo de morte das bichas de rabiar que antigamente usavam. Detestava aquelas brincadeiras. Quando os meus filhos eram pequenos ainda ía até à Figueira ver o desfile, agora já não me dou a esse trabalho.
Ainda bem que a Teresinha guardou boas recordações dessa época.
Beijinhos