segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Casaco comprido de tricô para menina, tam. 1 a 3 anos

STOP SOS!!! 
OBRIGADA!
A minha querida conterrânea Nélia, do blog Magia do Crochet,
vai-me enviar o fio que me faltava.
De qualquer modo agradeço também às outras amigas
que se prontificaram a ajudar-me nesta hora difícil!!!...

Aqui vai um casaquinho que fiz há 14 anos 
para a minha neta mais velha.
Nessa altura o casaco ficava-lhe grande, ela só tinha 1 ano,
arregaçava mais as mangas, 
mas foi com ele vestido que aprendeu a andar,
repetindo o que eu lhe dizia "cudado, cudado..." para não cair!...
 O passo a passo está muito primitivo,
mas com a neta ao colo não consegui fazer melhor
e agora não me apetece substituir por outro mais perfeito.
Acho que vão entender mesmo assim tosco!
 Já não sei que fio usei, mas era grossinho, de meada da Brancal 
e acho que usei agulhas nº 5.
 Como podem ver tricotei-o todo em liga,
 por isso ele cresceu com o uso!
As mangas foram feitas depois de cosidos apenas os ombros,
usando o truque que é perfeito:
levantar as malhas com a ponta do fio para o lado esquerdo,
passar as malhas para a outra agulha
 e começar então a tricotar a manga.
Aqui os sinais vermelhos são também 2 malhas tricotadas juntas.
Só depois é que fecho as mangas e os lados do casaco.
 Dou as medidas em centímetros, 
mas quem quiser, ampliando as fotos, pode contar os pontos.
Em baixo, levantei as malhas para a gola, 
do mesmo modo que para as mangas.
Aqui os sinais vermelhos são aumentos de 1 malha escondida,
isto é, sem fazer buraco.
 O pormenor da gola e das mangas...
... para quem quiser contar os pontos.
 Tirinha colocada no fim e que deu uma certa elegância
ao casaco tão simples.
 Também fica bem assim.
.
Espero que tenham gostado, apesar de não ter nada de especial.
É muito fácil e rápido de fazer, é quentinho e veste muito bem.
AQUI poderão encontrar o excelente gráfico feito pela Izabel
e o respetivo modelo tricotado na perfeição.
Acho que ficou melhor do que o meu...
o que muito me alegra.
Assim já sabem onde ir ver a receita tão solicitada
e executada de forma perfeita.
Para a Izabel, mãos de fada, PARABÉNS e OBRIGADA.
ABRAÇOS.

28 comentários:

  1. Teresinha, está perfeitissimo, lindo e muito fofo.
    Esse rosa pálido também é muito discreto, enfim tudo muito mimoso, especialmente quando se trata de uma bébé, e neta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha

    Que casaco mais bonito! Com 14 anos e parece muito actual.

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha...
    Que casaco lindo...parabéns.
    Um abraço.
    Suh

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, um casaquinho intemporal. É de princesa.
    Tenho uma fotografia que os meus pais me tiraram ou mandaram tirar quando eu tinha menos de 2 anos, em que apareço, (tão gira...) vestida de boneca ou de princesa, com um vestidinho todo bordado a ponto de cruz!
    Já não se vestem as meninas como antigamente. Só tu perpetuas o requinte.

    Quanto à mesa com toalha, o que eu queria dizer é que, de repente, ficou piroso usar naperons ou toalhas bordadas nas mesas.
    Também acho uma tristeza muito grande e, por isso mesmo, borrifo-me para as modas e a casa é a minha cara.
    Beijo, querida.
    Ainda bem que conseguiste o novelo.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, e a história da netinha, hehe, o casaco é muito lindo, amei a presilha nas costas, muito clássico e belo mesmo, parabéns, bjinhos querida e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  6. O casaco é lindo e a história também...
    A Teresinha é uma fada..
    abs,

    ResponderEliminar
  7. Que coisa linda amiga, não resisto, tenho que copiar... amei. Continue assim, compartilhando conosco suas idéias, voce é perfeita. Bjos mil.
    http://www.segredodaslinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Teresinha, não posso acreditar que não trates das tuas petrninhas!!!
    Então a cirurgia vascular para que serve?
    E, nem sequer significa que tenhas de recorrer à cirurgia, pois há métodos alternativos excelentes ( Laser, rádio frequência, que sei eu...?)-
    Quanto aos saltos, princesa, precisa não! É muito fashion o estilo bailarina, OK?
    Mais alguma dúvida?
    Beijo, linda

    ResponderEliminar
  9. Não sei se meu comentário anterior saiu. Mas tua obra é simplesmente linda. Gostaria de fazer, mas meu tricô é muito restrito e só consigo fazer com receita. Se tiveres eu agradeço. Meu e-mail é: enarmariliam@ufsm.br
    Parabéns
    Enar Marilia Mussoi

    ResponderEliminar
  10. Rita de Cassia Ramos30 de maio de 2012 às 02:09

    Dona terezinha,Por favor,adorei esse casaco e queria fazer para minha sobrinha de 9 meses.Qtos pontos coloco e que tamanho corpo e mangas?Podes me ajudar?Obrigada,bjs.

    ResponderEliminar
  11. Sou a Rita e acabei de colocar um comentário.Esqueci de dar meu email,pedi para senhora me auxiliar num casaco desse rosa para minha sobrinha de 9 meses.Precio de todas as medidas,Podes me ajudar?Obrigada bjs

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, querida!
    Estava na internet a procura de uma receita para fazer um casaco comprido para minha neta, quando encontrei essa sua receita.
    Pois sabe que consegui fazê-lo? rsrsrs
    Agora estou aqui para agradecer e gostaria de lhe enviar a foto de minha neta com o casaquinho...
    (por favor me envie um endereço para que possa fazê-lo)
    agradeço de coração
    ficou lindo!!!
    obrigada pela grande ajuda...
    beijo

    ResponderEliminar
  13. Oi Terezinha e Raquel.
    Se tiverem a receita poderiam me mandar? Meu email é emiliadias51@gmail.com
    Queria muito fazer o casaco para a minha neta de 3 anos. Super obrigada e parabens! beijos Emilia

    ResponderEliminar
  14. Dna. Terezinha.faço trico a tempo, mas aprendendo aqui e ali com pessoas bondosas como a sra.queria fazer o casaco comprido, rosa para menina de 1 a 3 anos, por favor poderia mandar-me a receita passo a passo? ficarei muito grata se assim o fizer.parabens e muito obrigada.
    Maria Leonilda
    meu hotmail é:
    mleonildajuciuski45@hotmail.com

    ResponderEliminar
  15. foi a primeira vez que vi este blogue,parabéns,e gostei muito também gosto muito de tricotar,e fazer trabalhos manuais,é a minha terapia um abraço,m.f.

    ResponderEliminar
  16. parabéns... seus trabalhos são lindos...

    ResponderEliminar
  17. OBRIGADA TEREZINHA, A QUEM PEÇO LICENÇA PARA FAZER O CASACO DE SUA NETINHA PARA UMA SOBRINHA AQUI, E A ISABEL POR TANTO CARINHO MOSTRADO COM SEu GRÁFICO ... BEIJOS NAS DUAS, DÊNIA

    ResponderEliminar
  18. você me daria a receita do casaco rosa para uma menina de 2 anos meu email é rosalia_culinaria@hotmail.com muito obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Que casado simples e chic!!!! Parabénsss... Tenho uma neta de 18 meses e vou tentar fazer....obrigada pela generosidade em postar e permitir que façamos um linda criação!

    ResponderEliminar
  20. Que casado simples e chic!!!! Parabénsss... Tenho uma neta de 18 meses e vou tentar fazer....obrigada pela generosidade em postar e permitir que façamos um linda criação!

    ResponderEliminar
  21. Boa noite! Poderia enviar a receita do casaco rosa para meninas de 1 ano e meio. Ele é muito lindo. Obrigada.Regiane

    ResponderEliminar
  22. Muito lindo o seu blog! Adorei! Gostaria da receita desse casaco, tenho três netas, Boas festas pra vc e toda a sua familia:. Obrigada! meu e-mail: trsimiao@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  23. Adorei o seu Blog! Gostaria de receber a receita desse casaco, tenho três netinhas. Meu e-mail: trsimiao@yahoo.com.br. Boas festas e obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Dª. Terezinha andava a procurar um casaco para a minha neta de 4 anos, e fiquei fascinada com este rosa, será que me pode dar as medidas e o gráfico. Também já comecei um seu branquinho para mais um neto (a) que ai vem. Estou fascinada com os seus trabalhos e como vem tudo explicado, para quem não sabe muito bem isto é uma grande ajuda.
    Meu mail é: amre@sapo.pt
    Sou de Sintra e adoro os Açores, quando lá fui fiquei com vontade de lá viver. É uma Paz.

    Muito obrigado. Ana Maria

    ResponderEliminar
  25. Amei seus trabalhos e já estou te seguindo. te convido para conhecer e me seguir também.
    blogfiosealindasdaleni
    Abraços

    ResponderEliminar
  26. casaco simples e elegante...gostei

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!