segunda-feira, 28 de abril de 2014

Casaco de tricô... com peripécias! (para menina de 12 - 13 anos)

Passei um bom bocado da tarde nisto:
faz, desfaz, faz, desfaz… 
É o que dá interromper trabalhos... na minha idade!... 
Comecei este casaco para uma das netas mais velhas num fio que já nem fabricam na Brancal (Covilhã), mas como na loja eu era “ a senhora do tussah”, acabei por ficar com alguns lotes desse fio. Não picava e era ótimo: para o inverno era quentinho, para o verão era fresco… parece uma incongruência, mas é a minha opinião e era a dos meus filhos ainda pequenos e, mais tarde, a dos netinhos. Lava-se e fica sempre igual, não ganha borbotos, enfim, já não se fabricam fios assim!... A minha sorte é que ainda possuo uma boa quantidade deste fio, em diversas cores, algumas meadas da mesma cor que darão casacos por aí fora… assim tenha eu forças para os tricotar!...
 
Fotografei a desventura desta tarde: quando vi o que estava tricotado dentro do saco de plástico, pensei que tanto as costas como as frentes estivessem completas.Tinha muito fio, mas não me apetecia pegar em agulhas. As mangas seriam lisas, em meia. Lembrei-me, então, de tricotá-las na máquina. O ponto ficou mais perfeito, claro, e acho que acertei com a medida. 

Quando ia coser a parte do corpo do casaco, para depois aplicar as mangas, reparei que faltava um bocadinho de uma frente. Peguei nas agulhas e tentei dar seguimento. Sim, tentei, porque eu não atinava com os torcidos e estava tão bem aninhada no sofá, que tive preguiça de ir buscar a agulhinha torta de apoio aos torcidos! Depois de fazer um, verifiquei que estava ao contrário. Desmanchei. Voltei a fazer… desta vez no sítio errado… desmanchei, enfim, foi uma verdadeira tragédia! Então pensei que seria melhor levantar-me do sofá e ir buscar o utensílio precioso. Sim! A partir daí iluminou-se-me a mente e consegui prosseguir a tarefa dos torcidos. Depois de acertar estava era farta e até cansada! Poisei tudo e fotografei para mais tarde recordar.
Com tudo isto, ainda não disse que decorreram uns largos meses... talvez uns dois anos entre o começo e a continuação desta obra. Tanto tempo, que a neta a quem se destinava o casaco cresceu e o dito já não lhe irá servir quando estiver pronto. Mas, a ajudar, há a vantagem de ter ainda mais duas netas pequenas, que serão eventuais candidatas à posse de tão trabalhosa peça, aqui apresentada quando estiver pronta!!!...
Meninas que tricotam: 
estão a ver o que vos espera quando tiverem a minha idade???...
UM ABRAÇO

17 comentários:

  1. Qual idade???
    Só faltou dizeres que eras velha!
    A minha avó dizia: "velhos são os trapos e ainda têm serventia"!
    Ao fim de dois anos é normal esqueceres, mas rapidamente recordaste.

    Fico à espera da obra completa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. rss com certeza esse casaco ganhará uma dona bem querida. Não dá mesmo pra parar o trabalho ao meio... comigo já aconteceu isso... e tive que desmanchar porque não lembrava o ponto!
    Mas o modelo do casaco é lindo e como disse, o fio é bom, então nada foi perdido!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga Teresinha:
    ¡ Qué pena no saber expresar en portugués ( com o sim acordo ortografico !!! ) lo que tan bien comprendo al leer su artículo en el que tan bien reflejada me veo !. ¡ Como si yo misma fuera Teresinha !. Exactamente es así: a esta edad lo peor que podemos hacer es dejar una labor a medias. Yo también acumulo ovillos y ovillos, proyectos que iban a ser para un invierno y los descubrimos en una bolsa de plástico dos o tres primaveras más tarde, no saber si terminar lo interrumpido o deshacer todo... y al final, vuelve todo a la bolsa de plástico...
    Una pena !!!.
    Beijinhos de su tocaya.

    ResponderEliminar
  4. Adoro essa cor e os tecidos.
    Tenho camisolas com um ou dois anos e com aspecto velho e outras com vinte anos impecáveis. A qualidade da lã era outra! Também tenho uns trabalhitos iniciados mas não gosto nada porque ou não recordo o nº das agulhas ou se acaba a lã... mas o tempo não dá para tudo. Quem me dera saber fazer malha à máquina.

    ResponderEliminar
  5. Ai, Teresinha... será mesmo que é a idade? Se eu te contasse as fadigas que passei estas últimas tardes com um par de meias que estou tricotando... Que digo, um par: já é a terceira vez que tenho de desmanchar. Nesse tempo, dava para fazer três pares. Continuei com elas na marra, porque não são para mim, que se fossem... já teriam voado pela janela. Mas prometi fazer para a menina de uma colega, e palavra dada deve ser cumprida...
    Paciência e ânimo!
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Ehehehe: isto é que foi uma estória e pêras!!!! Ao fim de dois anos eu não ia conseguir acabar nada . Teresinha: não desista, pois o casaquinho vai ficar lindíssimo. A cor é muito bonita e as cordas ficam sempre muito bem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. A cor é linda, eu também adorava o tussah e muito tricotei com esse fio. Aliás as lãs Brancal ainda continuam a ser as minhas preferidas. Que saga esse seu casaquinho :) Ainda bem que há candidatas porque irá ficar lindo sem dúvida. Eu tenho um truque para não esquecer, fotocopio esquema com todas as os apontamentos possíveis e assim consigo sempre retomar os trabalhos. Adoro ter muitos trabalhos começados ao mesmo tempo e se não fosse assim era impossível :)
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Teresinha...não é da idade...é das mãos cansadas de tanto tricotar... EHEH!!!
    Aproveita-se sempre e alguém experimente como a Teresinha...ainda vai fazer sucesso! Bj amigo!

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, não é a idade que nos faz fazer estas "asneiras".
    São outros fatores: Tricotar a ver televisão, ou a falar ou distraída com outra coisa qualquer.
    Eu não tenho a tua idade e faço bem pior.
    Há uns dois anos, passei um risco num lençol feito por mim em solteira (trabalho da época dos dinossauros) e quando ia para o bordar, é que vi que pinha passado o risco pelo avesso.
    Olha, voltou para o saco para quando me apetecer!
    Pois, a cor é muito bonita e o fio vê-se que é macio.
    Quando tiver netos depois também faço casaquinhos, até lá vou vendo os teus para depois não e enganar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Teresinha, a tua idade é uma coisa estupenda também conhecida por longevidade. Mas, parece-me que "Bluffas"... se é que tal expressão existe.
    É que os 60 de hoje são os 40 de ontem! És uma menina! Eu acho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Teresinha, 250 g?
    Mais doce que os papos de anjo, só tu!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Teresinha estou encantada com o seu trabalho! Um clássico... Adoro as tranças do tricô. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Quando me começo a enganar muitas vezes, guardo tudo até não me lembrar da situação. ás vezes são meses, outras anos e tenho coisas que até nem me lembro de algum dia as ter começado..lol.
    Quando colocares o caroço da pera na água, espeta três palitos a fazer de pezinhos para que o caroço não bata no recipiente. Temos de mudar a água bastante veses porque ganha uma "coisa nogenta.." uma especie de nata.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, obrigada pela visita. Gosto muito do teu blogue e dos trabalhos que nos mostras. O modelo deste casaco é lindo. E como tens várias netas para uma delas irá.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Teresinha, muito obrigada pela sua visita!
    Já há bastante tempo que não via as coisas magnificas que aqui partilha!
    Tudo muito interessante, saboroso e lindo!
    Parabéns pelos dois aniversários!
    Desejo-lhe excelente fim de semana. Bjs Ailime

    ResponderEliminar
  16. Un très beau gilet bon weekend bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  17. teresinha tenho maquina de tricotar gostaba de algumas dicas de casaquinhos para bebe obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!