quarta-feira, 12 de abril de 2017

Torta de espinafres com queijo creme e salmão fumado

Cinco dos meus netos (os do meio!) iam passar o fim de semana connosco.
Eu queria estar com eles a maior parte do tempo possível!
Tratei de fazer comidinhas do agrado de todos para depois
só ficar a olhar para eles!...
Entre outras, fiz o meu Colchão de noiva,  (com alterações!), 
e desta vez inspirei-me numa receita que vi na TV:
coloquei espinafres no polme e quando saiu do forno,
recheei-o com queijo creme e salmão fumado.
Ficou assim e, a seguir, vou dizer como o fiz com estes ingredientes:
para o polme:
1 molhada de espinafres
3 ovos
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
3/4 chávena de farinha de trigo
1 colher de café de fermento
1 chávena de leite
2 dentes de alho
1 pitada de sal
para o recheio:
1 embalagem de queijo creme philadelphia (150g)
2 embalagens de salmão fumado (200g...?)

Cozi os espinafres, escorri-os muito bem, apertando-os, e...
 ... triturei-os com 3 gemas, 2 dentes de alho, sal, óleo...
 ...farinha e leite.
 De seguida envolvi as claras em castelo e levei ao forno,
na forma quadrada do fogão...
... como a seguir mostro:
 Depois de cozido, cerca de 3/4h, 
(mais tempo do que a receita sem os espinfres!),
virei por cima dum pano húmido, espalhei o queijo creme
aos pedacinhos  e depois as fatias do salmão fumado.
 Enrolei  e coloquei na travessa.
 Ficou muito macio e saboroso...
 ... pois provei logo ali as aparas das bordas! HUM!!!
Os netos gostaram muito e é receita que irei repetir.
Inspirei-me numa receita que vi num programa de TV.
Por vezes, enquanto tomo o pequeno-almoço, vejo na TV
programas de culinária... e tiro ideias para o almoço!
Nem todas as receitas que vejo me agradam,
mas esta despertou-me a atenção e fez-me lembrar a torta da Gracinha!
Quem não gostar de espinafres poderá fazer doutra forma.
Os netos gostam, porque o Popeye os comia para ter muita força!...
UM ABRAÇO

12 comentários:

  1. Teresinha eu ia gostar e muito!
    Linda e seguramente deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresinha... eu nunca tinha visto esta receita, muito bacana, eu amo espinafre e parece ficar uma delícia... receita anotada!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Teresinha vou experimentar!!!
    Bj e uma Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Que receita legal! não conhecia, muito boa
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei mas me parece muito saborosa
    Desejo que tenha passado um maravilhoso domingo de páscoa junto aos teus e que o amor do Cristo tenha florescido em vossos corações e este mesmo amor se estenda pelos outros dias do ano para que possas vivenciá-los na paz e na harmonia
    Um beijo super carinhoso

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Teresinha,
    Espero que tenha passado uma feliz Páscoa.
    Esta receita é deliciosa que até fiquei a salivar;))!
    Adoro espinafres e para as crianças é uma uma receita muito saudável.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha, estou achando mais fácil ir aí comer contigo do que fazer aqui!!! rss Adoro espinafre. Já andei fazendo 'rocambole' de outras verduras (aqui chama-se assim) mas dá um trabalhão!! Esse seu ficou bonito!
    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresinha,

    fiquei com "água na boca" deve ser deliciosa :)

    beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  9. Parece deliciosa :)
    Beijinho, Kati

    www.katiantunes.com

    ResponderEliminar
  10. Olá boa noite deram-me uma máquina de fazer tricô mas eu nao tenho manual de instrução. Se me pode-se ajudar.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!