domingo, 20 de agosto de 2017

Sopa de Tomate e Ovos Mexidos com Tomate

Há muito tempo que não apareço por aqui!
Outras atividades fizeram ausentar-me deste espaço
que não quero, nem posso deixar ao abandono.
O calor que se faz sentir também não me tem dado oportunidade
de pegar em agulhas e fios,
que tem sido o tema principal das minhas publicações.
Também não passo o tempo entre agulhas,
como nem seria necessário referir.

Fui de férias… miniférias, muito agradáveis,
com um casal amigo… amigo de verdade!
Sobre as férias tenho colocado algumas fotos no outro blog


De regresso a casa havia que cozinhar uma sopinha
uma vez que, durante uma semana, comemos,
na maior parte das refeições e por opção dos quatro viajantes,
sandes, saladas, iogurtes, frutas… com direito a vinho ao jantar!
Foi uma €conomia em tempo… € não só!!!...

Instalados de novo em casa, mãos à rotina possível:
num instante apareceram tomates bem maduros.
Com eles fiz uma sopa de tomate e, olhando-os,
ao meu marido vieram-lhe à memória 
os ovos que comia em casa, quando era pequeno.
Na minha casa também comíamos ovos com tomate,
e faço-os às vezes. 
Por todas estas razões acabaram por ser o nosso jantar.

Toda a gente sabe fazer... mas vou dizer como fiz:

Sopa de tomate
Levar ao lume, num fio de azeite, 1 cebola e 2 dentes de alho picados.
Juntar depois 4 tomates grandes bem maduros, deixar cozinhar um pouco, juntar 2 batatas laminadas, 1 pitada de sal e depois 1l de água a ferver.
Triturar quando a batata estiver cozida. Pode-se comer morna ou até fria.
Aqui foram com peles e grainhas, mas os mais esquisitos acham que essas coisas podem incomodar na deglutição!!!...

Ovos mexidos com tomate
Levar ao lume, na frigideira, um fio de azeite e uma noz de manteiga. Juntar uma cebola pequena e 1 dente de alho picados e a seguir 2 tomates bem maduros, picados, sem peles nem grainhas. Deixar cozer por uns minutos, mexendo, e juntar 4 ovos batidos com uma pitada de sal.
Tão simples, tão fácil... inofensivo e reconfortante...
além de matar saudades da nossa infância!...  
Contem-me as vossas versões destas tomatadas!
UM ABRAÇO


7 comentários:

  1. Teresinha, já tinha sentido a falta das publicações aqui pelo blog, benvinda de regresso! Adorei as receitas e um dia destes vou fazer cá em casa para as minhas meninas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas receitas, adoro ovos e também gosto muito de tomate!
    Já dei uma espreitadela às fotos da viagem, adorei! Um grupo lindo e divertido, assim vale a pena viajar.
    Então, um bom regresso a este cantinho que já tinha saudades suas. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha: a sopa de tomate também faço assim, mas junto arroz que é como a minha filha e o meu marido preferem. Os ovos com tomate eram costume lá em casa quando era pequena, mas confesso que nunca morri de amores por eles. Agora, se calhar até vou gostar, já que o paladar também se vai alterando com o tempo e ainda bem que é assim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Duas receitas muito fáceis e úteis, pois está na altura de muito tomate e é uma maneira de aproveitar.

    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, tal como tu, assim que cheguei, cozinhei sopa! Que saudades duma sopinha.
    Gosto muito dessa e costumo juntar ovos cozidos picados - fica bonito. Acho que se escalfasse os ovos na sopinha também resultaria.
    Os teus, são os meus favoritos, mexidos e pouco cozinhados.
    Por agora também tenho sofrifo de alguma preguicite face ao blog. Em Setembro tudo voltará ao normal.
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Teresinha querida, como alivia a alma esses adjetivos vernaculos terminado em "...ida!" Oh! Mas como!
    Acho ate que é terapeutico. Achei imensa piada ao teu grnial comentário!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!