quinta-feira, 12 de abril de 2018

Casaco de tricô (sem costuras) para bebé - tam. 1 - 4 meses

Pois é!
Há muito tempo que eu andava para experimentar a tricotar 
um casaco de bebé sem fazer qualquer costura! 
Foi desta vez, 
mas a experiência não me satisfez no que concerne a perfeição!
Comecei pelo pescoço e estava ansiosa por chegar às mangas,
por isso atabalhoei o cabeção do casaquinho que,
pelo que copiei, tricotado há 20 anos para a primeira neta,
não apresenta esses buracos das laças dos aumentos!
Coisa feia! Costumo fazer os aumentos escondidos!
Isto até nem parece que provém de agulhas nas minhas mãos!
Mas imaginemos que não é defeito... mas sim, feitio!...
A parte dos buracos, alternada com o branco tricotado
com um fio mais fino, em rosinhas de Portugal, está bem visível.
Espero que a primeira lavagem ponha fim a este dilema:
ou ficam os buracos disfarçados,
ou fica o azul mesmo esburacado, como as tiras brancas!
Quanto às tais mangas sem costuras, outra tragédia!
Tricotando com 4 (ou 5) agulhas, sempre à volta, 
havia que mudar o ponto de liga para meia, alternadamente,
por baixo do braço, logo a seguir aos aumentos da cava.
Não fazendo isto, surgiriam carreiras todas em liga, 
diferentes do centro do casaco.
Engraçado mesmo foi quando tentei tricotar as rosinhas
só por um lado!
Claro que dava barafunda: as agulhas escorregavam,
os pontos soltavam-se e a tarefa de os apanhar teve de ser
substituída por desmanchar e recomeçar com muito cuidado!
Isto foi numa manga!
Na outra virei o trabalho e no fim arrematei as pontas unindo.
 Esta é a parte de trás do casaco, que debruei com croché.
Tudo isto acompanhado de fracos programas televisivos
e granizo lá fora. 
Nestas alturas não há como ouvir o canal Mezzo, 
que à tarde dá música muito boa.
O parapeito da varanda que dá para a rua ficou assim:
 Atrás, na outra varanda virada para a cidade,
e antes da estrondosa trovoada,
a cobertura da garagem ficou assim, num instante:
Como as atroses já insistem em se fazer sentir... e doem,
fui poupando os dedos com outra tarefa mais suave, 
unindo os quadrados duma manta que estava ali esquecida.
E foi esta a grande aventura do casaco sem costuras!
Acho que não compensa,
 mas tinha de haver "esta" primeira vez!...
Como me coloco assim, digamos, entre a aventura e a teimosia...
se calhar até voltarei a aventurar-me, teimando!
Mas da próxima vez farei as mangas lisas, em meia.
E irá ficar muito melhor!
Ah! As fotos das várias etapas só serão mostradas
se alguém estiver com vontade de entrar nesta aventura! 
Deixo ao vosso critério: aventurar ou teimar!
Digam-me!
UM ABRAÇO

5 comentários:

  1. Aventurar Teresinha que é o que não tenho feito pois as mãos doem menos se não faço crochet!
    O casaco ficou lindo e quando há netos apetece estar sempre a tricotar!
    Tenho vontade de estarmos juntas mas o tempo tem andado aborrecido e eu tenho andado entre Porto e Coimbra!
    bj amigo

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem bonito, Teresinha. Claro que é para continuar. Imagino a trabalheira que deram as mangas. Também já fiz esta "brincadeira" e sei bem o que custou.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha... amei as cores e o modelo, não sou bebê mas gostaria de ter um casaquinho assim, rsrsrs
    Beijosss♥

    ResponderEliminar
  4. Esse lindo casquinho vai deixar o bebê bem agasalhadinho.
    Beijos e uma feliz semana

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, acho o casaquinho lindo e não vislumbro o mínimo defeito.
    Tenho um comecado há imenso tempo e não o termino porque me encravei nas mangas. Não me apetece insistir. Vale mais esperar que a vontade reapareça.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!