quinta-feira, 12 de julho de 2018

Casaco de tricô para bebé - tam. 1 - 4 meses

Eu ainda não tinha tricotado um casaco com folhas.
Depois de pesquisar, deitei mãos à obra 
e este é o resultado, fruto de algumas horas,
ao serão, ao fim da tarde, mas com muita atenção!
Fui inventando e, por sorte, não tive de desmanchar,
coisa que, algumas vezes acontece nas minhas invenções!
O fio estava em casa há anos, tantos que já não há à venda!
Era o Astro, da Brancal, que ainda tenho em várias cores.
 Gosto dos casacos de bebé com botões atrás 
e sem fitas nem laçarotes. 
Manias, mas fujo ao perigo desses adornos prescindíveis.
Também pode ser usado assim com os botões à frente.
 Comecei com 76 malhas e o resto dá para copiar 
pelas sucessivas fotos que mostro em pormenor.
 Tendo como referência outro modelo a começar por cima,
apenas fiz contas e coloquei marcadores.
  Entre as folhas e na parte do corpo
fui dando alguns aumentos escondidos, 
para que o casaco não ficasse quadrado!
 Este motivo fica saliente, por isso, no final,
passei a ferro levemente com um pano húmido.
 Tricotei as mangas com 4 agulhas nas primeiras carreiras,
mas na décima passei só para duas.
Não gosto de usar aqui agulhas circulares:
levo muito tempo a puxá-las dum lado para o outro!
 Acho mais fácil assim, 
mas quem tricota escolhe como prefere!
Afinal todos temos manias!!!
 Na net vejo trabalhos lindíssimos e perfeitos!
 Os meus tricôs saem-me assim das mãos...
mas depois de lavados os pontos ficam todos direitinhos!...
 Se no pescoço fiz três folhas, parecendo um coração,
em baixo fiz só uma e esses buracos entre as folhas
são uma forma de dar aumentos (1 laça, 2mj, 1 laça).
Se eu repetir este modelo talvez lhe faça alterações,
mas este ficou de bom tamanho e servirá ao bebé
até aos 4/5 meses... ou mais!
Liga ou tricô, é o ponto que eu digo que cresce com o bebé!
Foi o que aconteceu sempre com todos os casacos 
que tricotei para os meus netos.
Sim, porque para os meus filhos foi a minha mãe 
que tricotou quase tudo, pois eu não tinha tempo!
Agora os netos estão grandes por isso eu tricoto para bebés
que irão nascer! (?)... 
Já  estão a caminho alguns amigos "feijõezinhos"...
e esses serão contemplados com coisinhas destas!
 Espero que tenham gostado deste modelo
e aguardo a vossa opinião!
UM ABRAÇO

6 comentários:

  1. Teresinha, como todos os teus casaquinhos, este é mais uma lindeza das tuas. Não sei como consegues inventar modelos e pontos, adoro esta criatividade! Gosto muito da cor e acho que deve assentar, muito bem, vestido. :)
    Obrigada pela generosa e terna partilha, estou deliciada!
    Beijinhos, até breve, querida amiga!

    ResponderEliminar
  2. Therese vous vez fait beaucoup des tres beau tricot bravo.C'est deja un moment que je ne suis plus venue sur ton blog ,mais mon mari avaient pour la troixième un cancer au poumons et malheureusement il est décédé du 22 Juin..
    Bonne soirée
    Marie-Claire

    ResponderEliminar
  3. Trabalho bonito e caprichado, la peça oruinda das ma~sos de fada!
    Bjss@

    ResponderEliminar
  4. Sou fã de folhas em tricot por isso adorei este trabalhinho maravilhoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, adorei este casaquinho. Ainda vou copiar o modelito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha

    Ficou muito bonito, também nunca fiz este tipo de trabalho, mas gostava de experimentar, parece-me mais indicado para menina, este modelo, não sei se estou a pensar bem.
    Continuação de bons trabalhos.

    Manuela

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!