sexta-feira, 10 de maio de 2019

Milhos, carolos ou cuscos

Ultimamente vejo que as dietas sem glúten estão na moda, mesmo para quem não é celíaco.
Essas dietas mencionam alimentos variados, mas confesso que ainda não vi nenhuma que refira o que hoje aqui mostro: os milhos, carolos ou cuscos, que comprei numa investida por terras transmontanas, berço do meu marido.
Apreciadora de milho e seus derivados, confeciono-os de várias maneiras. 
Talvez sejam mais conhecidos os doces, que se cozinham também na minha terra, os Açores, como as papas de carolo, mas fui conhecê-los como acompanhamento de carne, há muitos anos, em casa dos meus sogros, em Trás-os-Montes.
As tias ensinaram-me e eu fiz estes assim, para 4 porções:

depois de lavados em várias águas, retirando algumas cascas que vinham à tona, os milhos (1 chávena) foram  postos de molho, durante umas horas; em azeite refoguei uma cebola média e dois dentes de alho picados, uma colher de sopa de polpa de tomate, juntei os milhos e água quente; mexendo sempre, fui acrescentando aos poucos a água necessária; juntei ainda cebolinho e o sal e, cerca de 20 minutos depois, retirei-os do lume quando achei que estavam cozidos.
Em Mirandela comprei a farinha que se apresenta asim:
 Depois de prontos ficaram com esta consistência e o sabor condizia com o aspeto:
muito bom!
Acompanharam umas tirinhas de porco grelhadas que, com umas folhas de alface e mais qualquer coisinha, completaram o prato principal deste almoço delicioso e muito económico!

Haverá, por certo, alguém que não irá apreciar esta receita, mas sabendo que é isenta de glúten... talvez se tente a experimentá-la!
Espero que gostem!
UM ABRAÇO

6 comentários:

  1. Boa tarde Teresinha,
    Gosto imenso de milho e costumo comprar pão ou broa, numa padaria de confiança.
    A sua receita é muito apelativa e os seus milhos ficaram com ótimo aspeto!
    Vou ver se encontro farinha de milho para confecionar a sua receita. Vou repetir de certeza.
    Beijinhos e obrigada pela partilha.
    Bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia... e fiquei curiosa quanto à receita!!! Bj

    ResponderEliminar
  3. Ai que coisa boa, Teresinha! Fartei-me de comer milhos na casa dos meus pais. Era o meu prato favorito! A minha mãe cozinhava-os com alguma frequência e com diferentes temperos. Tenho de lhe pedir a receita, porque fiquei cheia de vontade de experimentar, só não sei se os encontro à venda. Na altura tínhamos um moinho e era lá que a minha mãe moía o milho.
    Acho que vale a pena experimentar pois só saboreando é que se lhes pode dar valor... hum... que saudades!

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil conhecemos como quirera, que pode ser branca ou amarela e como você diz é excelente para acompanhar carnes de porco. A sua deve ter ficado deliciosa.

    ResponderEliminar
  5. E quantas receitas se faz com o milho, não é? Esda eu não conhecia. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresinha, nunca provei essa paparoca, mas tem muito bom aspeto.
    Feliz semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!