sábado, 19 de janeiro de 2013

Peito de frango grelhado com carolos

Almoço do dia, depois da ida à piscina, 
coisa que faz bem e não fazíamos há algum tempo.
 Em 1º. lugar quero explicar o que é carolo, para quem não souber. 
É a farinha de milho moída grosseiramente de modo artesanal.
Trouxe este de Mirandela, mas há por outros lugares, 
com outros nomes, de que só conheço:
cafulo : Trás-os-Montes;
carolo : Açores;
xará : Algarve;
polenta : Itália;
canjiquinha ou quirela : Brasil
( informação da Egléa do blog Jeito Mineiro de Ser)
Obrigada, Egléa, é isso mesmo... milho para passarinhos!!!
 Lavei-o, deixei-o de molho 1/2 h e retirei algumas cascas mais grossas.
 Piquei esta linda cebola...
( tão linda que me lembrei das pessoas que, 
por fora, são tão bonitas, tão bem enfarpeladas
 e por dentro escondem coisinhas podres!...)
Fico tão furiosa com estas cebolas... 
que até choro quando as pico!!!
Também piquei meio tomate, com peles e tudo, sem chorar!
 Foi tudo ao lume, com 1 fl de louro,1 pit. de pimenta caiena
e 1 pitada de sal.
 Sem deixar refogar, acrescentei o carolo e 2 medidas de água a ferver.
 Deixei cozer, mexendo com frequência, para não se colar ao fundo.
 Entretanto grelhei o peito de frango, 
temperado com pouco sal e um pouco de alho moído.
 O carolo ficou a cozer em lume médio durante 3/4 h,
para ficar tenro.
Em Trás-os-Montes, na casa dos meus sogros, 
aprendi a comer e a gostar imenso dos carolos desta forma. 
Diz o meu marido que era a comida dos pobres
e percebo as razões: é muito bom, é muito barato e sacia!
Nos Açores fazem-se papas de carolo doces, 
para as festas ou para sobremesas...
 se é que há alguém que ainda coma um prato disto 
depois duma refeição!
Acompanhámos com a outra metade do tomate e
alcaparras também de Trás-os-Montes.
Alcaparras são o botão da flor da alcaparra, mas naquela região
é a nomenclatura dada às azeitonas partidas e descaroçadas.
Hoje não irei lanchar... acho que só vou beber uma infusão!



8 comentários:

  1. Teresinha
    Dou-lhe os meus parabens. É muito habilidosa.
    Descobri o seu blog e gostei.
    Tenho uns primos de Ponta Delgada que devem ser do seu tempo.
    Cumprimentos
    Maria Mercês

    ResponderEliminar
  2. Ei, Teresinha!
    Olha, aqui temos algo beeem parecido que é a canjiquinha ou quirela... Me pareceu a mesma coisa.
    Bom apetite!

    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresionha, aqui no Brasil é canjiquinha e é um dos pratos que eu mais gosto... beijosss!!

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa noite!

    Eu sou de Mirandela Traz os Montes e conheço muito bem os milhos, que é como nós lhe chamamos. São uma verdadeira delicia. Para mim um manjar dos Deuses. :)

    Vim fazer-lhe uma visita e gostei muito de tudo o que vi. Já sou seguidora. ;)
    Voltarei mais vezes de certeza.


    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  5. Hola Teresinha:

    Feliz año y ricas recetas.

    Ale
    Costa Rica

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, eu, ignorante (casada com um transmontano) me confesso:
    Nunca comi, nem nunca ouvi falar de "carolo".

    Quanto à máquina de tricotar, ofereceram-me uma em segunda mão. Consternada, recusei. É um trambolho que, desconfio, não rentabilizaria. Teria que tê-lá comprado com os filhos pequeninos.
    De todo o modo, agradeço a tua disponibilidade, minha amiga.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  7. Adoro polenta, amo de paixão! familia italiana já viu né? è o mata fome mesmo de familia de baixa renda... aqui no nordeste, come-se muito a farinha de biju... aprendi comer também e me delicio! Tudo que vem do milho é bom! Nunca temperei como vc temperou, vou experimentar:)
    Brigadinho por mostrar tanto coisa boa no seu blog!!

    bjinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!