quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Empadão de bacalhau

A nossa amiga, cujo pensamento viaja pelo seu belíssimo blogue... há dias deu-nos uma receita de empadão de bacalhau que me deixou curiosa, inquieta para experimentar. Hoje foi o dia! A receita que nos oferece é ótima, mas eu, como sempre... e isto é mesmo vício, fiz-lhe uma ligeira alteração.
AQUI poderão ver a receita como a Nina a mostrou. A seguir vou mostrar como eu fiz, mas não pensem que quis mostrar "melhor" prato... NÃO! Eu seria incapaz de tal atitude. Acontece é que eu não tinha em casa os ingredientes todos e limitei-me aos que encontrei. E ficou assim:
Coloquei ao lume, em azeite, o que se segue,
 Fiz tudo como a Nina ensinou!
 
O puré é que teve de ser assim, mas aproveitei o calor e cozi, nesta bola inox, um pouco de feijão verde, que não deixa sabor nas batatas e acompanha bem um empadão.
 Como somos só 2, não custa nada fazer assim o puré.
 Aqui mostro o feijão verde já cozido. Se tivesse ficado alguma água da cozedura tê-la-ia misturado na sopa, mas não sobrou e os legumes estavam bem cozidos.
 Untei um refratário com um pouco de azeite e coloquei dentro uma camada de puré, outra de bacalhau e acabei com o puré. Fiz os risquinhos com um garfo, como a Nina mandou... 
 ... e cobri com queijo da nossa ilha de S. Jorge ralado.
Fiz muita quantidade e não queria ficar a comer restos de restos durante 2 dias... por isso juntei o que sobrou, misturei bem e guardei numa caixa de vidro no congelador. Daqui a dias será descongelado e irá levar umas gemas e claras em castelo, passando a ser um outro prato a que chamamos usualmente suflê.
 Foi assim que entrou no forno para gratinar o queijo.
 Foi acompanhado pelo tal feijão verde e chucrute de couve roxa, receita que me foi ensinada pela minha querida amiga Mimila e que colocarei aqui um dia destes.
Graças à Nina , este resto de bacalhau não foi transformado em pataniscas... fritas... mas sim num prato bem mais saudável. Notícia boa: a Nina sabe o que é bom... façam o seu empadão! Notícia má: há mais um saquinho de bacalhau como este no meu congelador, que nos conduzirá ao grande pecado agora evitado... as tais pataniscas... de que darei a minha receita!!!
TENHAM MUITA SAÚDE!
UM ABRAÇO

14 comentários:

  1. Teresinha também fiz a receita da Nina hoje...ficou muito bom....e esta tua acompanhada do feijão verde e chucrute de couve roxa devia estar uma delícia igualmente......Há dias fiza tua receita dos chokinhos e publiquei a foto no meu blog....O meu marido adorou.......beijos de MF

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto. Gostei da ideia de ralar queijo da ilha, pois aprecio imenso o seu sabor forte. Costumo usar o parmesão que é de sabor mais suave. Vai ficar para a próxima oportunidade.
    Cumprimentos
    Lisete

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, mi casa es tu casa. Tudo o que publico podes/deves usar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso! Uma boa sugestão para a minha marmita. Beijnhos.

    ResponderEliminar
  5. Teresinha...sem dúvida um prato bem gostoso e bem português!
    Bj amigo!

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, sobrou um pouco?
    Não me importo de comer aquecido, vá lá por favor!
    Fiquei com água na boca.
    Quem sabe não o faço eu?!!
    Ainda tenho bacalhau cozido no congelador do Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Teresinha!
    Deve ter ficado um delícia amiga.Me deu água na boca!
    Bjus

    ResponderEliminar
  8. Uma amiga do Algarve um dia ensinou-me a fazer um empadão c atum e que agora ao ler esta receita a achei bem parecida. Um dia destes vou experimentar com bacalhau. Como não gosto de queijo, costumo barrar com gema de ovo e passo o garfo para fazer os tais risquinhos.
    Normalmente acompanho com uma salada, mas c feijão verde também acompanha bem. Bem visto, Teresinha. ;)
    Beijinhos da
    Paula.

    ResponderEliminar
  9. Oi teresinha, eu também vi a receita da Nina, só não fiz porque o que tínhamos aqui foi tudo no Natal, mas a receita está anotada e bianotada agora, rsrsrs beijinhosss!!!

    ResponderEliminar
  10. Adoro bacalhau e não resisto a pataniscas.

    O empadão está com um aspecto ""apetitoso"!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. J'adore le cabilliau grosse bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  12. Delicioso!
    bjinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Boa Noite Teresinha.
    Que belo empadão. Muito rico.
    Gostei da sugestão.
    Faço um, mas é só com batata e pescada.
    Beijinhos e um super fim de semana para si.

    ResponderEliminar
  14. Oi Teresinha!! Gostei das fotografias!! Com certeza deve ter ficado maravilhosa essa comidinha!! Desejo-te uma excelente semana com tudo de bom para ti!! Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!