quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Túnicas

Ando há tantos dias a dizer que tenho 3 túnicas para costurar e que simplesmente não me apetecia pegar-lhes! Ontem à tarde fiz uma, hoje fiz outra, e a 3ª. ficará para a posteridade… para ver se sai com outro modelo! Há alguns anos comprei umas peças destas, não amarrotam, são macias e frescas, boas para as viagens, para festas, para as galas dos cruzeiros, sim, porque eu não sou de toiletes chiques… nem grandes gastos em roupa!!! Com calças pretas ou brancas, de seda, uma echarpe todos os dias diferente, e é assim que cumpro a regra da gala do comandante do navio ou do nível da festa!... Além disso, ficam bem em qualquer altura. Como estou de partida para ao Açores, esta roupinha ocupa pouco espaço e vai-me fazer muito jeito.
A que tem flores azuis foi a que serviu de modelo, bem fácil.

 Aqui as duas que acabei e que levarão cinto ou não.
Não sou rigorosa com as modas, nem tenho gosto apurado!
Mas as montras que vi há dias em Biarritz e Carcassonne
estavam pejadas de manequins vestidos de preto.
Por enquanto usarei estas cores
 porque ainda não sinto vontade de vestir outras.

OUTRO ASSUNTO EM JEITO DE DESABAFO!
Há um provérbio muito certo, que significa muito para mim:
“longe da vista, longe do coração”.

Não que isto me aconteça, não! Eu tenho sempre no meu coração pessoas que estão longe, algumas mesmo muito longe . São lembradas por mim todos os dias, várias vezes por dia, e quando nos encontramos, o abraço que nos envolve é tão forte que até parece que estivemos sempre assim, juntinhas. A conversa é reatada como se tivesse sido interrompida na véspera, ainda que nos vamos falando apenas pelo telefone e às vezes pelo skype. 
Pensei que aqui na blogosfera isso pudesse acontecer, mas sinto que não: “longe do post, longe da palavra”!... Se não publicamos qualquer coisa diária ou quase diariamente, ainda que fútil, supérflua, apenas um olá sem conteúdo… (há olás  com muito conteúdo!...), ficamos logo sem comentários  nem uma palavrinha de curiosidade em saber como vai a vida. 
Isto será amizade? 
Claro que não... é só blog!
Algumas pessoas ainda dizem “passei rapidinho só para dizer olá!”. Bem, assim já é, pelo menos um cumprimento, mas cheira a resposta que me leva a supor que estou importunando ao comentar o que quer que seja!… Lembro-me logo daquelas pessoas que, em vez de oferecerem a sua casa, com convicção, para uma visita e uma amena conversa, dizem: “olha, aparece!...” 
Isto será amizade?
Claro que não... é só um faz de conta!
Mas os amigos escolhem-se e depois de os conhecermos aceitamo-los  ou não como são. Duvido - dê ó dó – que alguém leia isto até ao fim. Por isso, a quem ler tudo, deixo um aviso : estas palavras não são para si, amigo/a que muito estimo. Se não tenho aparecido nem editado nada, isso é fruto de força maior:  justificação obrigatória dada às faltas de presença no local de trabalho, naquele  tempo a esquecer!!!... Ainda hoje não sei o que era essa “força maior”… do antigamente! Sempre a entendi como “força menor”!!!...
Agora ainda estão muitas pessoas de férias. As que regressaram não têm mãos a medir para pôr tudo em ordem e retomar a rotina. Eu entendo as ausências, embora nem todas.
Espero voltar a ver aqui trabalhos bonitos e textos lindos com histórias encantadoras de pessoas que completam o meu mundo da blogosfera. 
Às pessoas a quem não deixo os comentários desejados
 e a quem deixo comentários indesejados, 
aqui vão as minhas desculpas.
Eu própria já não dou a assiduidade com que comecei este blogue, 
mas não se esqueçam que sou entradota na idade e qualquer dia...
UM ABRAÇO

20 comentários:

  1. Seja bem-vinda, Teresinha! Mesmo com a bronca, talvez merecida, estamos felizes de estares aqui de novo!
    Estávamos à espera do teu regresso, para ver as novidades.
    Na verdade, mesmo sem dizer palavrinha, não deixamos de visitar o teu blog todos os dias, para ver se já estavas de volta!
    Como podes ver, as amigas cá estamos!
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha

    Gostei das tuas túnicas. Aliás gosto de túnicas. São práticas.
    O preto e branco são cores que muito me agradam.

    Desejo-te umas boas férias nos Açores.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha... eu adoro estas túnicas, que aqui no Brasil também chamamos de batas, esta em tons de azul me encantou... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, assino por baixo tudo isso.
    Ás vezes dá até vontade de apagar o blog.
    No inicio parece um mar de rosas, mas depois muda muita coisa.
    Eu própria perco vontade de publicar o que quer que seja, pois não recebo feedback, e por vezes isso também acontece quando vou visitar outros blogs.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Teresinha. Também percebi, que as coisas são assin mesmo como você escreveu.
    As vezes quando publicou um post e quase não recebo visitas, dá um desânimo, então lembro-me, que escrevo no blog para aliviar minha mente e alma. Com ou sem visitantes meu o jetivo e semore alcançado.
    Adorei suas túnicas, a minha preferida foi a azul floral.
    Boas fériad, aproveite e divirta-se bastante, Rê!!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto da Tunica em tons de azul.
    Quanto á tua opinião sobre blogs. eu gosto do meu assim para mim é um diario, se o comentam claro que gosto ainda mais e sempre que me é possivel vou fazer uma voltinha "as capelinhas " conhecidas ou não, se gosto volto e comento. depois há aqueles que nem percebo como tem comentários, aqueles que servem para dizer mal de todos e de tudo, mas cada um é como é e só volta e comenta quem assim o desejar. Hoje já falei de mais. Ahh vou fazer isso das cascas de laranja e tentar comprar segundo dizem há á venda, ervas para gatos. Beijinhos e boa viagem até aos açores. fui

    ResponderEliminar
  7. Oiê Teresinha!! bom dia:) gostei muito das suas túnicas... eu adoro peças assim porque ficam bem em qualquer ocasião, com ou sem cinto:) Eu não costuro, mas minha irmã é uma fada nesse quesito...
    Das amizades virtuais que se tornam reais, pelo menos no coração da gente, são poucas, mas sinceras. Tenho amigas há anos que posso contar pra qualquer coisa. Do resto, vamos postando porque nos apetece sem esperar retorno... aborrece, ficamos tristes, mas cada um é do jeito que é. às vezes faço uma peça que acho que terei opiniões elogiosas e passa dias e nada hohoho é a vida, cada qual em seu mundo particular, cuidando do que acha importante. Então é isso:))
    Desejo uma viagem pra lá de boa e quem sabe não nos encontramos em Lisboa em abril?? passo 4 dias antes de seguir viagem:)
    beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Les tunique sont belles bonne soiree bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  9. Olá, Teresinha! Eu adoro o seu blog e para mim ele é especial, porque além das linhas e agulhas, através das suas palavras, posso "conhecer e visitar" São Miguel - Açores. Meu pai também nasceu em Ponta Delgada...Seus posts sobre esta região trazem para mim alegria (por conhecer o lugar dos meus antepassados) e eu lhe agradeço muito mesmo por isto!
    Para além do oceano, uma brasileira que lhe quer bem, que a segue através do email, e que lhe deseja o melhor sempre, Salete Duarte - São Paulo

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresinha, parabéns pela túnicas e pelo blog todo. Sou sua seguidora, mas raramente comento,e lendo seu post entendi o seu sentimento. Aqui estou me redimindo, Gosto quando publica receitas de trico, já fiz várias seguindo seus pap's, receitas de culinária para conhecer outros gostos e sabores ou quando descreve as viagens que faz. Boa viagem aos Açores e lembre-se tem muitas seguidoras ansiosas por novos posts,Beijo carinhoso.Elenice

    ResponderEliminar
  11. Oi Teresinha, ontem escrevi um longuíssimo comentário, acho que o mais ou dos mais longos que já escrevi e na hora do ponto final meti o dedo onde não devia e fui parar numa outra dimensão. Coisas da internet. Mas voltei para ver se por acaso não teria sido salvo milagrosamente e infelizmente não foi. Falei sobre as postagens e das visitas aos blogs. Estabeleci uma postagem por semana porque mais que isso não sou capaz. O blog é guloso, quanto mais o alimentamos mais ele quer, não dou conta. Também faço uma visita por mês e algumas esporádicas quando vejo no blogrol algum post que me chame a atenção, como neste caso do teu quando vi tuas túnicas. Amei. Principalmente a de estampa pie de pulet que acho um padrão muito elegante, a cara de Chanel. Infelizmente não levo nenhum jeito para costuras, principalmente de roupas. Me esforço bastante para fazer pequenos consertos, mesmo assim nem sempre saem como é preciso. Quanto ao blog, é minha diversão. Visito todas que me escrevem mas nem sempre consigo porque depois do tal G+ nem sempre consigo localizar os endereços das visitantes. Sou ciente que deveria fazer um curso para acompanhar essa evolução da informática, é muito mais rápida que eu mas não tenho muito ânimo para essas operações complicadas. Ou faço crochê ou faço informática. Fico com a primeira opção. Mas a diminuição nas visitas acho que é devido á grande quantidade de sites sociais que surgiram nos últimos tempos, muitos migraram para outras mídias. Eu ainda vou ficando por aqui e dando umas bisbilhotadas nas outras, mas dominar mesmo não domino nenhuma. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Teresinha, adorei as suas túnicas e estou completamente de acordo!
    Com as écharpes fazem uma toilette bem bonita e sempre na moda;))!
    Sobre o seu desabafo li até ao fim e como também já estou a ficar entradota, isto cada vez está mais lento!
    Beijinhos e boa estada nos Açores!
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Olá Teresinha, eu sou uma que vim de férias e fiquei quase sem tempo de comentar os últimos post´s dos blogues que sigo, sempre leio os que gosto, mas não tenho tempo de comentar todos...mesmo!
    E, quanto às túnicas. embora não tenham muito a ver com o meu estilo, achei-as perfeitas. Sério! De momento se tivesse de procurar algo para oferecer à minha mãe, por exemplo, gostava de encontrar uma túnica assim, até as cores são as ideais. Continuação de lindos trabalhos, beijinhos e boa viagem até aos Açores.

    ResponderEliminar
  14. Acabámos de falar ao telefone mas como já tinha esta página aberta...aí vai:
    _ As túnicas são lindas e vão assentar-lhe lindamente!
    O desabafo...relata o seu estado de alma...e por isso eu respeito-o e até concordo com o mesmo!
    Bj amigo e boa viagem!!!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Teresinha, li o seu comentário lá no meu Blogue que muito agradeço e voltei, porque desconhecia que tinha perdido a sua mãezinha!
    Os meus sentidos pêsames!
    Graças a Deus que pode acompanhá-.la nos seus últimos dias!
    Que descanse em paz!
    Abraço!
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Teresinha, li o seu comentário lá no meu Blogue que muito agradeço e voltei, porque desconhecia que tinha perdido a sua mãezinha!
    Os meus sentidos pêsames!
    Graças a Deus que pode acompanhá-.la nos seus últimos dias!
    Que descanse em paz!
    Abraço!
    Ailime

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Teresinha. Fiquei desempregada há um ano e voltei a ter tempo para as agulhas de tricô que acompanharam a minha juventude. Na busca de um ponto para um casaco para mim dei com o seu blog que me encantou. Desde então tenho acompanhado cada post mas sou das pregiçosas que não comenta. No entanto, hoje não resisti ao apelo e decidi que era tempo de lhe agradecer tão grande generosidade em partilhar connosco a sabedoria que é fruto de uma grande experiência. Fiquei encantada quando vi que também ensina truques de remate do revesilho, que eu sabia como fazer mas estavam esquecidos. Obrigada Teresinha e vou tentar comentar mais vezes. Já agora, o casaco está quase pronto e estou a gostar muito do produto final. Desejo-lhe tudo de bom. Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito quando apreciam os meus tricôs e os copiam. Confesso que também gosto de ler comentários e respondo no blogue de quem comenta no meu. Por alguma impossibilidade forte é que não o faço de imediato, isso é esporádico e quando posso respondo agradecendo. Também vejo e comento blogues que eu acho interessantes, mesmo sem obter qualquer resposta.
      Para mim mais importante é ser útil, agradar e conhecer pessoas simpáticas.
      Escreva-me para o meu e-mail.
      Também lhe desejo tudo de bom e agradeço a sua gentileza. Copie os tricôs e comente quando lhe apetecer!
      Beijinho.

      Eliminar
  18. Gosto muito do seu blog, tenho andado ausente. A minha mãe partiu no passado dia 4 e a tristeza não me tem deixado passear pela net. Um beijinho e uma boa viagem aos Açores.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!