sexta-feira, 15 de julho de 2016

Doce de amora ralada

Três dias depois de eu ter chegado a S. Miguel 
bateu à porta o rapaz que o ano passado me tinha vendido amoras.
É um hábito lá na ilha: vendem-se amoras porta a porta.
E o rapaz adivinhou que eu tinha chegado!
Amoras muito macias, doces e suculentas.
Comprei um balde delas... para aí uns quatro quilos ou mais!... 
Lavei-as e deixei-as logo a macerar no açúcar que tinha em casa.
Tive de ir comprar mais e distribuir a mistura em dois tachos
para confecionar a minha compota.
Uma porção maior, depois de atingido o ponto, foi ralada
no passe vite e deu para encher cinco frascos médios.
Ofereci um a uma amiga e os outros vieram comigo
para Coimbra.
A outra porção, que não ralei a pedido da minha filha,
 deu para três frascos, que ficaram com ela, em S. Miguel. 
Juntei o açúcar a olho e, mexendo de vez em quando,
deixei ferver em lume brando até ficar no ponto.
Deixei arrefecer um pouco e ralei, levando de novo ao lume
só para ferver antes de enfrascar.
 Aqui foi usado no meu pequeno-almoço com o chá habitual,
da minha terra!
 Apesar de ter transformado as suculentas amoras em compota,
sei que continuam a ser um alimento muito saudável,
que como, de facto, com moderação... isto é, 
não como todos os dias, mas quando como
gosto de barrar generosamente o meu pãozinho!...
Não pensei no blog quando fiz o doce,
por isso não fotografei as etapas da confeção.
 No fim ficou assim para vos mostrar a consistência.
Se alguém o quiser provar... ainda tenho para oferecer!
Não sou muito gulosa, mas aprecio um bom docinho!
Espero ter aguçado as vossas papilas gustativas!
Para provar esta delícia
terá de vir tomar o chá das cinco comigo!
O convite é feito com muito agrado!
UM ABRAÇO

13 comentários:

  1. Teresinha...um fruto delicioso que por certo deu um doce bem gostoso!
    O meu doce preferido é o de tomate...mas também gosto do de amoras!
    Por aqui ainda não vi amoras!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresinha: ah as nossas belas amoras, vendidas de porta a porta. Por aqui ainda não passaram,mas espero que não demorem, pois adoro doce de amora. O seu ficou lindo,mas sou mais como a sua filha. Gosto de sentir as amoras.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Hummm adoro estes doces acompanhados por um bom chá.
    Um abraço e bom fim de semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  4. Perai querida Teresinha ja que pego um avião e desço logo ai par provar tal delicia........bjucas

    ResponderEliminar
  5. Bora lá, amiga! Já tou esperando!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro compotas...todas!
    Não abuso por ser pré-diabética, mas quando como...como.

    Fotos excelentes que abrem o apetite.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Se há algo que me lembro da infância, é da apanha das amoras e infelizmente aqui na zona todos os locais que tinham amoras desapareceram. Também podiam criar esse costume de ir de porta em porta aqui na zona, já que doce de amora é dos meus preferidos :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Essa compota só pode estar deliciosa. Adoro todos os frutos vermelhos e queria muito que me viessem vender amoras à porta - sua sortuda!
    Teresinha, desejo-te um feliz e tranquilo fim de semana. Por aqui está um calor infernal que detesto - não gosto nada de extremos. Imagino que em Coimbra ainda estará pior ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que compota deliciosa, amoras são muito boas, que
    aspeto bom, bjs amiga, boa semana

    ResponderEliminar
  10. OI Teresinha... no quintal da casa da minha avó tinha amoras e a gente comia direto do pé, que delícia, que saudades... já provei a geleia de amoras feita por um casal português donos de um hotel em Campos do Jordão, maravilhosa!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  11. Mmmmmmm de la bonne confiture bonne soirée bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!