quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Casaco de tricô para bebé - tam. 3-6 meses (com pormenores da pala)

Tricotar, para mim, além de um contentamento... é um vício!
Ultimamente tenho saltitado por vários ninhos,
entre o centro, o litoral e o norte.
Levo sempre agulhas e fios, ou agulhas, linhas e linho.
Numa das vezes, tenho ficado mais tempo do que o previsto,
esgotei o fio e tive de reabastecer o parco stock.
Vou mostrar o primeiro casaco que tricotei naqueles dias.
Neste modelo prefiro os casacos abotoados atrás,
livres de botões e fitinhas que poderão incomodar o bebé.
Mas quem preferir, poderá usar assim. 
Não fica mal e o modelo adapta-se bem.
Logo que o acabei, perto do mar, ficou assim:
 mas lá não tinha botões.
 Para ajudar, mostro a seguir as preciosas dicas
que vos evitarão o uso de lápis, de papel e... 
da matemática!
Papinha feita! Que bom! 

Começa por cima.
Fui inventando, mas tive por base um outro casaco que fiz, 
usando o número de malhas que ficou bem.
Como eu escrevo na foto, 
os buraquinhos da cava serão de evitar no futuro:
as laças deverão ser tricotadas pelo avesso em liga torcida
e ficará muito melhor!
Se a pala tivesse motivos com buraquinhos...
aí sim, já ficariam bem os buraquinhos nas cavas.
E há quem não faça esses aumentos antes da cava,
mas eu acho que o casaco assim veste muito bem.
 Depois deste já fiz mais dois e tenho outros dois para acabar.
Isto só mesmo de viciada em tricô!
Como estou quase de partida para os Açores,
onde ficarei um mês no meu ninho de São Miguel,
não vou levar fios nem agulhas. 
Lá tenho esse material e há uma loja com fios muito bons.
Farei um casaco para o meu neto mais pequeno...
enquanto é pequeno!
O modelo foi sugerido pela nossa querida amiga Nina,
que, como sabemos, nos dá ideias maravilhosas.
Noutros tempos cheguei a tricotar, numa semana,
um casaco para a minha mãe! (a minha mãe era pequenina!)
Trabalhos de maior dimensão... só no pino do inverno!
Agora ainda é verão... só por mais dois dias, mas ainda é!!!
UM ABRAÇO


12 comentários:

  1. Querida Teresinha: com que então estás quase cá. Espero que nos possamos encontrar para um cafézinho e para por a escrita em dia.
    Adorei o teu casaquinho. Um modelo bem bonito e, com a papinha feita, é um consolo para as "viciadas" como eu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Teresinha também adoro tricô e na ausência de projeto maior, vou matando o vício com as meias. :)
    Gosto muito do casaquinho, do modelo e da cor, uma delicadeza bem apropriada aos bebés. Obrigada pela generosa partilha, os teus ensinamentos são valiosos!
    Beijinhos, querida amiga!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Teresinha,
    Passei para admirar a sua arte.
    Mais um casaquinho lindíssimo.
    Adorei!
    Beijinhos e boa viagem até aos Açores.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Quem sabe... SABE Teresinha é quanto mais se faz mais fácil é o fazer!!!
    Adorei o modelo!bj

    ResponderEliminar
  5. Querida Teresinha, será que já estás nos Açores?
    O casaquinho é muito lindo e com a “papinha feita” mais apetece começar um. De momento aproveito sobras de fios, numa camisola top down para adulto Ainda não sei quem a vai receber ( se calhar fica para mim). É um método muito simpático porque evita costuras. Ainda estou na fase de “treino “ e a próxima sairá mais a meu gosto.
    Muito obrigada por aludires a mim neste post. És uma querida.
    Beijinhos e uma excelente estadia nos Açores junto dos teus pintainhos.

    ResponderEliminar
  6. Eu também adoro tricotar! Esse casaquinho ficou uma fofura.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Tão bom ver os belos trabalhos da tia Teresinha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bom dias Terezinha, vim espeiar as novidades e deixar um carinhoiso e fraterno abeaço com votos de uma felçiz semana!
    Que lindos trabalhos!Vc tem mãos de fada!
    Bjss!

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Ficou muito bonito, adoro o modelo.

    Manuela

    ResponderEliminar
  10. Adorei Teresinha e como adoro tricotar em breve farei um casaquinho. Obrigado pela papinha feita um abraço

    ResponderEliminar
  11. Obrigado teresinha, estou a fazer o seu casaquinho e mais uma vez estou a adorar os seus modelos. Bjinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!