quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Marmelada e geleia de marmelo

Ei-la:
a minha marmelada!
Pensava eu (e até cheguei a dizer!) que este ano não ia fazer marmelada, mas, de repente, 
era necessário fazer geleia de marmelo.
Sendo assim, eu tinha de fazer também marmelada!
Para as compotas que eu quero mais aprimoradas... aquelas de que toda a família gosta muito,
uso o tacho próprio, réplica (mais pequena) do tacho que a minha mãe utilizava para fazer os doces na Quinta das Areias de Rabo de Peixe, nas férias de verão.
E fiz tudo direitinho como eu via a minha mãe fazer:
descasquei os marmelos, retirei-lhes as pevides e cozi-os cobertos de água;
por cada quilo de fruta juntei 800g de açúcar.
Levei ao lume até ficar no ponto.
Triturei com a varinha mágica... e nisso é que fugi às regras, porque não usei o passevite!
 Entretanto cozi as cascas e pevides, a que juntei a água de cozer os marmelos.
 A marmelada ficou pronta.
 
 A seguir levei ao lume a água da cozedura, depois de coada:

3 litros da água da cozedura e 3 quilos de açúcar,
 juntei 5 rodelas de limão e 3 paus de canela.
Em lume pouco esperto deixei cozer até fazer o ponto.
 Digo-vos que ambos os doces ficaram deliciosos.
Poderão dizer que na bimby é mais fácil e até mais rápido na panela de pressão. 
Acredito!
Mas eu gosto de manter a tradição com o sabor de antigamente, ainda que isso me dê mais trabalho!
Faço-o com muito gosto e assim recordo a minha infância e juventude e dou a conhecer aos meus filhos e netos o sabor dos doces da avó e bisavó.
UM ABRAÇO

8 comentários:

  1. Que vontade de comer doce de marmelo, só tive acesso a essa fruta quando criança que além dela TB conheci uma bela varinha. Nunca mais vi essa saborosa fruta.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Teresinha, são os aromas e os sabores únicos que nos ficam na memória, nada se lhes assemelha!
    Adorei a receita e fiquei com água na boca, apesar de ter acabado de comer, rs.
    Beijinhos, querida amiga, obrigada pela deliciosa e saudosa partilha (a minha mãe, também a faz assim). :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ! Gosto muito.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Teresinha,
    Acredito que tivessem ficado excelentes os seus doces de marmelo, um fruto que aprecio talvez pela sua acidez.
    Este ano também fiz marmelada e não ficou má. A receita que me deram é praticamente igual à sua, só que cozi os marmelos com casca, dado que não ia fazer geleia, apenas retirei o caroço com as pevides e coloquei um pouco menos de açúcar.
    Um beijinho e continuação de bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Está tudo com muito bom aspeto, eu também gosto, e também fiz a marmelada e muita geleia, também faço da maneira tradicional.

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, querida amiga Teresinha!
    Muito me apateceu e penso que deva ter ficado uma delícia.
    Aqui é muito comum o doce de laranja da terra e gosto de ambos sabores.
    O charme e que você faz ao estilo família com os apetrechos duma época de mulheres prendadas...
    Tenha dias venturosos e aconchegantes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha. Há quanto tempo!
    Um post de marmelada e geleia à moda da minha mãe, que também só já não usa o passevite! Adorei.
    A minha mãe faz todos os anos e eu costumo dizer que não troco a marmelada e geleia dela pela de nenhuma mãe, mas pela da Teresinha não sei não...tem tudo tão bom aspecto...delicioso.
    Noutro dia provei uma marmelada caseira vinda de Braga, também era uma delicia.
    Beijinhos e passe um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  8. Teresinha este ano não fiz marmelada pois ainda tenho congelada!
    Não sou muito apreciadora mas gosto muito de geleia de marmelo!!!
    ...
    O capuz cinzento é muito quentinho e nesta altura gosto de sentir o pescoço aconchegado!!!
    ...
    Estou muito gripada e ando um pouco em baixo o que é natural ao cair da folha!
    ...
    Espero que esteja bem!
    Bj

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!