quinta-feira, 25 de julho de 2019

Casaco de tricô para bebé 1 - 3 meses

 Tenho estado muito calada... mas ando por aqui!
Sem pensar sequer em pegar em lãs para tricotar,
 meti nas agulhas o resto de algodão que tinha e resolvi tricotar este casaco.
Não sei para quem será e ainda pensei ir fotografando e escrevendo a receita,
mas fiquei pelo pensamento!
Ainda mostrei o começo, 
mas depois levei o trabalho a fim de semana... e esqueci-me do resto!
É um casaquinho básico, todo em liga, começado por uma manga
e tricotado a eito até ao decote. Aí já sabem como é:
fazem-se 14 mates ao meio e tricota-se uma parte das costas,
deixando as malhas da frente em stand-by num alfinete. 
(As costas ficam com mais 4 malhas do que a frente, para o decote.)
Pega-se nas malhas do alfinete e tricota-se a frente (esta foi às riscas).
Nesta fase deixa-se o trabalho e começa-se a outra parte das costas, 
não esquecendo as casas e, na devida altura, 
juntam-se as malhas da frente, lançando 14 malhas no meio.
Tricota-se o mesmo número de carreiras do lado oposto, 
matam-se as malhas de cada lado das mangas 
e conclui-se o casaco tricotando a 2ª manga.
Os revesilhos foram feitos em canelado 1x1.
Usei este fio que tinha aqui em casa e agulha 4,5.
A receita foi feita agora aqui no joelho!...
No entanto poderei esclarecer quaisquer dúvidas logo que possível.
A tirinha solta, atada com um botão, torna o casaco mais elegante.
O que acham?
 

10 comentários:

  1. Fica diferente Teresinha e eu gosto muito deste projecto!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. Tão lindo e delicado..Coisas das mãos hábeis da Teresinha... bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. Tão fofo e tão delicado que até apetece fazer! Fizeste muito bem, Teresinha, em aproveitar o fio que tinhas em casa, assim deste asas à tua criatividade e à tua habilidade. Gosto muito! Sim, acho que o cintinho lhe dá outra graça.
    Beijinho, querida, bons tricôs!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Teresinha,
    Mais uma das suas maravilhosas obras!
    O casaco é lindíssimo e está perfeito.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, o meu nome é Maria José Fonseca e vivo no Porto. A minha filhota vai ser madrinha debuma bebé que nasce em Outubro e está ansiosa por oferecer à prima um conjunto de bebé, mas as fotos que vimos de um conjunto mais manta com o nome bordado, tudo em malha, é mesmo muito caro.. Talvez a senhora tenha algo para propor mais económico, igualmente bonito. Aguardo uma resposta sua. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria José
    Os trabalhos de tricô feito à mão são realmente caros, tendo em conta as longas horas que levam a fazer.
    Não tenho nenhum conjunto assim como refere para vender. Este casaquinho, por exemplo, está à espera de dona e, provavelmente, será para oferecer.
    Escreva-me para " teresinhahugo@gmail.com " se estiver interessada apenas em casaquinhos, gorros e botas.
    Aguardo resposta
    Teresinha

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha. O casaco começa na manga e depois tem que se acrescentar as malhas (muitas) para as costas e frente. É assim, ficando tudo numa só peça? E outra pergunta: a manga é inteira, ou leva costura no ombro? Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria, sim, o casaco é começado pela manga, ficando uma só peça, que engloba o ombro, por isso a manga é inteira. Só tem a costura debaixo do braço.
    Fico contente por gostar dos meus trabalhos!
    Tenho muitas amigas Maria... gostaria de saber quem é esta Maria!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou Maria Manuela e vivo em Leça do Balio, perto do Porto. Aposentei me há poucos anos e sempre gostei de costura, tricot, crochet, coisas que nada têm a ver com a minha profissão. Adorava ver a minha mãe fazer coisinhas para nós e para casa. Sinto nostalgia, porque faleceu cedo, com cancro, mas herdei dela o fascínio pelos trabalhos de mão.
      Descobri o seu blog e vejo tanta coisa linda, mas não pense que eu tenho metade da sua habilidade, quem me dera... faço trabalhos simples apenas! Admiro a muito - trabalhos, personalidade, criatividade... por isso vou espreitar os seus posts! E agora já me conhece um pouco mais. Beijinho e parabéns pela sua arte ao dispor de todos.

      Eliminar
    2. Obrigada, Maria Manuela: assim fico mais perto de si!
      Eu também cresci a ver a minha mãe tricotar, costurar, cozinhar... daí o meu gosto por essas artes! Muito habilidosa que era a minha mãe, tive a sorte de herdar essa habilidade.
      E aposentada há cerca de 13 anos, passei a dedicar mais tempo, entre outras atividades, ao tricô.
      Quando tiver acabado este seu casaco de bebé, eu gostaria muito de o ver.
      Agradeço a sua simpatia.
      Receba um beijinho meu,
      Teresinha
      teresinhahugo@gmail.com

      Eliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!