segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Ponto de tricô (borboto)

Faço parte de um grupo de tricô que mostra (alguns) trabalhos lindos!
Este é, sem dúvida, um deles!
O pontinho dos borbotos torna o casaco um verdadeiro mimo!
Há que saber como se faz!
Imensas meninas logo se apressaram a denominá-lo...
mas, a meu ver, nenhuma acertou.
Fui fazer uma pesquisa no youtube e, com o nome de borbotos,
os pontos que vi não me parece serem este!
 
 Nestas alturas eu vou logo buscar as agulhas e tento copiar.
Depois de várias tentativas, 
cujo resultado também não é de pôr de lado,
saiu este que, não sendo provavelmente igual ao do casaco rosa,
não ficará mal na reprodução do modelo,
que eu irei fazer oportunamente!
Não importando o nome do ponto, vou dizer como fiz
apenas os borbotos:
Para um número ímpar de malhas:
- 1 meia, * tricotar na mesma malha 4 em liga, colocar essas 4 malhas na agulha esquerda e tricotá-las todas juntas em liga,1 meia* (repetir de * a *)
 O avesso é tricotado em liga. 

Já estive a ver a foto ampliada e o ponto não é este que eu fiz!
Ainda vou fazer outras tentativas... para ver se acerto! 
Espero que tenham gostado.
UM ABRAÇO 



11 comentários:

  1. Oi Teresinha... saudades da minha avó Isaura que fazia lindos casacos e vestidos para suas netas, ela usava um ponto parecido com esse!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  2. Saudades dos seus posts, Teresinha. Espero que esteja tudo bem.
    Na verdade, assemelha se ao borboto do crochet, mas também não conheço em tricot. A verdade é que fica lindo. Beij

    ResponderEliminar
  3. Mas o ponto que fez está lindo!
    ...
    Por enquanto não posso tricotar nem crochetear pois rompeu o ligamento do ombro direito!
    ...
    Bj Teresinha

    ResponderEliminar
  4. Que paciência, a tua, Teresinha! Gosto muito do pontinho e tenho a certeza que vais acertar, não tarda nada. Tinha saudades tuas, ainda bem que voltaste. Beijinho, querida!

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, experimente fazer assim: 1a.: dois juntos em meia, repetir até o final. 2a.: um meia, tricotar em meia o fio que aparece entre os dois pontos, repetir até o final da carreira. Parece-me que é esse...
    Abraços
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Oi Teresinha, não importa a receita, o efeito e a beleza são os mesmos. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Ficou bem bonito, deve ficar bem neste tipo de trabalho.

    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Querida acho que deverias voltar ao blog. Fazes(me) falta. Nem tinha visto este post de tal forma me desabituei das tuas excelentes portagens. Pensa com carinho na minha sugestão.
    Venho desejar-te um Natal muito feliz e que 2020 seja magnânimo.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  9. Feliz ano, querida Teresinha. Muito obrigada pela tua companhia e pelo teu carinho. Muitos beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  10. Bom dia... estou com a Nina... volte ao blog e apareça!!!
    Bj

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!