quinta-feira, 11 de abril de 2013

Línguas de bacalhau com massa

Ultimamente, das minhas mãos têm saído quase só receitas!
Temos de comer... o tempo está de chuva... 
e apetece comida de panela, como diziam os meus filhos, 
quando estavam a meu cargo! 
Naquele tempo, na correria diária e com 3 crianças, 
ao almoço as refeições eram preparadas muito rapidamente... 
e por mim!...
 Eu fazia bifes, filetes... com acompanhamentos de rápida confeção.
Ao jantar, então já tinha tempo de fazer assados, guisados... etc.
Agora cozinho apenas para o velho casal aposentado! 
Mas confesso que, 
por motivos de saúde (eu diria de doença!), 
tenho de excluir imensos alimentos que faziam as nossas delícias! 
Mesmo com proibições, acabo por ter de infringir normas!...
Hoje não infringi:
 línguas de bacalhau guisadas com cotovelinhos. 
Acho que isto não faz mal a ninguém...
e não está na lista negra!!!
 Levei ao lume, num fio de azeite: cebola, alho, polpa de tomate, pimentos, salsa, fl de louro e pimenta. Acrescentei água a ferver, juntei 1/4 de fatia de presunto fininho (evitável... mas não resisti!), as línguas de bacalhau já  bem demolhadas e deixei cozinhar durante 20 minutos. Juntei massa de cotovelinhos, ajustei a medida da água e deixei cozinhar até a massa ficar a meu gosto: nem al dente, nem empapada. 
Estava muito boa!
Façam!
Um abraço e obrigada por me darem atenção.



13 comentários:

  1. Nossa deve ter ficado uma delícia!
    No aniversario do meu marido fiz bacalhau com batatas no forno, o pessoal aqui de casa adorou.
    Nunca tinha feito nada com bacalhau, mas fiquei fã depois de tantos elogios.
    essa receita veio a calhar.
    Obrigada amiga!
    Bjus

    ResponderEliminar
  2. Juro que nunca comi línguas de bacalhau, nem imaginava como se poderiam cozinhar! Tenho de experimentar...

    ResponderEliminar
  3. Mmmmmmmmmmmm délicieux merçi de passer à mon blog et pour la reaction bonne soirée bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei!

    O aspecto é óptimo!

    Senti o cheirinho!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Amei! como você cozinha bem! Morro de inveja boa rss
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, nunca comi línguas de bacalhau, mas gostei da sugestão.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Oi Teresinha,

    hummmm! Olha, achei este seu refogado delicioso mas, com o bacalhau que tenho congelado, farei o seu suflê com uma salada parecida com a sua, depois lhe digo!

    Beijão,
    Lu


    ResponderEliminar
  8. Há quantos anos não como línguas de bacalhau, comida da infância. Pensei até que já não se comercializasse.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oi Teresinha... não conhecia esta receita e eu adoooro bacalhau, este tipo de macarrão não encontramos aqui no Brasil, mas dá para fazer com o penne... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  10. Adoro bacalhau, vou testar a receita.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Teresinha,
    obrigada pelo apoio!
    Quanto ás linguas de bacalhau, nunca comi, mas fica na lista das coisas a experimentar.
    Beijos e uma boa noite.

    ResponderEliminar
  12. Suas receitas estão maravilhosas... Adorei esse bacalhau com massa. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Hoje é o dia de eu experimentar este pitéu.Obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!