quarta-feira, 3 de abril de 2013

Massa chau-min de porco e camarão

  Quando nos juntamos todos já somos 15. 
As refeições têm de ser fáceis, saborosas e do agrado de todos!
Desta vez a opção foi esta, cozinhada neste enorme wok de ferro.
Como vivi 7 anos em Moçambique, aprendi a cozinhar pratos africanos, chineses, indianos...
De todos os pratos exóticos que confeciono,
este é o que mais agrada cá em casa,
do mais pequeno ao mais velho.  
 Começo por cozer (al dente) a massa chinesa (noodles),
esticando-a com um garfo para que fique solta. Reservo a água.
 Umas horas antes já tinha temperado, separadamente, o lombinho de porco cortado em pedacinhos finos e os camarões descascados, com: molho de soja, óleo de ostra e miso (pasta) e depois cozinho assim:
1º. coloco óleo de sésamo (pode ser azeite) no wok, deito um pouco de gengibre ralado e alho laminado, salteio a carne e retiro-a para um recipiente. Acrescento um pouco de óleo e salteio os camarões, reservando-os misturados com a carne. Acrescento mais um pouco de óleo...
 ... e coloco os ingredientes que aqui se veem e que refiro na foto mais abaixo.
Salteio-os, não os deixando cozinhar demais, acrescento rebentos de soja (de lata se não houver frescos) e água de cozer a massa.
 Junto a carne e os camarões, envolvendo tudo e, finalmente, a massa.
Retifico os temperos e desligo o lume. Volto a ligar mesmo antes de colocar na travessa.
E é assim que faço este prato oriental...
embora, por vezes, lhe faça alterações conforme o que tenho na despensa.
Os ingredientes e os temperos são basicamente estes (não tinha bambu), mas cada pessoa poderá dar o seu cunho pessoal a um prato que acaba por ser bem simples de cozinhar e bom...
para quem gosta!
Isto é muito conhecido, mas depois digam-me o que acharam da minha versão.
UM ABRAÇO.


23 comentários:

  1. Olá Teresinha,

    na minha casa tb se cozinham pratos, portugueses, chineses, angolanos e indianos.
    Eu nasci em Angola, o meu marido nasceu em Goa (Índia), somos todos portuguieses e a minha sogra faz pratos deliciosos, alguns picantes, outros não.
    Este prato que tu apresentas tb se faz lá em casa e deves conhecer estes que eu vou mencionar:

    - Bryani (é o meu preferido);
    - Balchão;
    - Muamba;
    - Funge, adoro feijão de óleo de palma, etc, etc, bom, já estou com água na boca:)
    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  2. Imagino que isso deve ter ficado uma delícia!! estava lendo a receita e a boca salivou. Bj
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, penso que as fotos dizem tudo!
    Parece-me tentador, e quem sabe não acabo experimentando?
    Tenho a certeza que cá em casa irão adorar, pois estão sempre aberto a experimentar novos sabores.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que linda ficou esta massinha!

    Boa quinta-feira!


    http://eassimsaoosdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Aprecio muito estes pratos... deste cheguei até a sentir o cheiro... Na década de 80, do século passado,convivia com uma amiga indiana que morou muitos anos em Portugal e era casada com um chinês, desta forma, pude apreciar, na casa dela, alguns resultados dessa mistura cultural.
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderEliminar
  6. humm mas que maravilha de massa e o cheirinho deve ser dos deuses humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Teresinha, parece delicioso e uma ótima sugestão para utilizar o wok que já pensei em despachar por falta de uso.
    Beijinhos e bom fim de semana, que, ao que dizem, será frio. Proteje-te! Eu já me desgracei....
    Nina

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresinha
    Este prato deve ser uma delicia... e é tão bom ter a casa cheia com a familia. A minha familia está cada vez mais pequena e sinto-me triste porque, houve tempos...que conseguia juntar à mesa 16 pessoas mas, não vale nada os lamentos a vida é mesmo assim.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, será que recebeste os meus mails?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresinha, nesta época conturbada de regras ortográficas apenas delineadas, és um baluarte de rigor, que muito admiro.
    Confesso que sou muito despreocupada nesse (como noutros...) capítulo.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha

    Hummmmmmm...mesmo à horinha do almoço!

    Não podia ter melhor pitéu!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, o bolinho é divino. Lembrei-me que também deve ficar muito bom se polvilhado com os cereais Master Crumble (do Lidl, com uvas, bananas e coco). Para a próxima vou experimentar.
    E confesso-te, as nossas amigas brasileiras são doceiras incríveis.
    Depois dá-me o teu feed back.
    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
  13. Olá, Teresinha
    Obrigada pela carinhosa e muito simpática visita ao meu cantinho! Será sempre muito bem-vinda!
    Que bom que o cheirinho do meu bolo atravessou o Oceano e conseguiu conquistar uma pessoa tão simpática!
    Também virei aqui muitas vezes!
    Beijinhos da
    Ju

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresinha.
    Gosto imenso desta massa e costumo fazê-la imensas vezes.
    Faço sempre variantes, mas não utilizo o óleo de sésamo, utilizo azeite e fica também muito bom.
    Beijinhos e uma semana cheia de maravilhas

    ResponderEliminar
  15. Teresinha esse prato deve ficar uma delícia !! Gosto muito de comida oriental, obrigada por partilhar amiga !
    Abraços da
    Inez

    ResponderEliminar
  16. Querida Teresinha, muito obrigada pelo comentário.
    Realmente sou muito focada na casa e passo a vida a inventar modas.
    Beijinhos e tem um bom resto de dia.

    ResponderEliminar
  17. Acho bem, Teresinha!
    Não te canses.
    Isto é para ser giro, não para te mortificar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Oii, amiga !!!!

    Ah q delícia....até apeteceu e olha q acabei de almoçar

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  19. Querida Teresinha,

    que delícia de prato! Faço um parecido que aqui se chama yakisoba e é japonês, geralmente com carne de vaca(ou será de boi?...) ou camarões pequenos mais os legumes. Ainda não usei a pasta de soja para temperar a carne, vou fazê-lo na próxima, obrigada pela dica! Adorei a aparência deste macarrão.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  20. Cá em casa é um dos pratos favoritos, mas com esta maravilhosa receita fiquei com mais umas dicas de tempero, nada como aprender com quem sabe. Obrigada por partilhar esta maravilhosa receita.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!