segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lulas exóticas com milho

 Gosto muito de cozinhar, 
por isso gosto de ter em casa o que acho essencial para isso: 
cebolas e alhos!
Hoje, destes, só usei alho, mas a comida ficou tão boa!...
E passo a explicar como confecionei este prato rápido,
inspirado num salmão que comi, há dias, num restaurante,
mas com estas minúsculas lulinhas!
1º. fiz o acompanhamento com isto,
que se come nas nossas ilhas: milho.
Este é de moagem mais miúda do que a dos carolos,
 que eu já aqui mostrei no blogue.
Levei ao lume cerca de 3,5dl de água com meio cubo de caldo de carne.
À parte desfiz 4 colheres de sopa de sêmola de milho e
e juntei ao caldo, mexendo sempre...
... até cozer. Também juntei 1 fl de louro.
Depois de cozido, durante 10m, fica com a consistência de uma papa.
Verti num recipiente fundo e deixei arrefecer.
Numa frigideira inox deitei 2 colh. sopa de azeite, 
2 dentes de alho picados e 1 colh. de café de gengibre ralado.
Sempre mexendo, lulinhas lá p'ra dentro. 
Cozinhei até evaporar quase toda a água que delas saiu.
Nessa altura temperei com 2 frutinhos de cardamomo,
1 colh.chá de tandori masala e 1 colh. café de açafroa,
que mostro a seguir,...
... juntei 2dl de natas de soja e deixei cozinhar até engrossar.
Depois de frio, o milho fica duro e cortei-o aos cubos,
acompanhando as lulinhas com o molho muito saboroso.
Como eu costumo dizer:
é muito bom... para quem gosta!!!
Eu gosto muito!!!

OBRIGADA PELAS VISITAS, COMENTÁRIOS
E FELICITAÇÕES PELO MEU ANIVERSÁRIO.
BEIJOS

13 comentários:

  1. Gostei muito, Teresinha!
    Também uso muito alhos e cebolas.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que já almocei senão, ficaria cheia de vontade!rsrsrsrs Deve ter ficado muito bom mesmo! Você demonstra sempre estar curtindo muito os pratos que faz desta forma, além de agradável sabor, certamente vão temperados com boas energias.
    Um abraço!

    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Merçi pour la bonne recepte bonne soirée Marie-Claire

    ResponderEliminar
  4. TERESINHA
    EU SE COMESSE AS SUAS COMIDAS TÃO BOAS,,,,NEM SEI COMO ESTARIA!!!

    JÁ ALGUNS ANOS TAMBÉM EXPERIMENTEI A FAZER ESSE MINHO FRITO DAS ILHAS E SAIU BEM!!!
    AGORA NÃO TENDO TEMPO,,, E TUDO ME ENGORDA ENORMEMENTE!!!

    MAS AMANHÃ NÃO PERDOOU,,,, É MINHA FOLGA,,,,JÁ VOU APANHAR DAS MINHAS FAVAS DESTE ANO,,,,VOU FAZER A PRECEITO,,,Á RIBATEJANA!!!

    VOU COLOCAR TAMBÉM AS FOTOS NO MEU BLOG!!!

    1 BEIJINHO AMIGA!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha ,deve ser mesmo bom , vou tentar fazer.
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Teresinha!
    Nunca provei essa preparaçao com milho e fiquei curiosa e interessada.
    Também gostei dos condimentos utilizados nas lulas. Alguns são para mim novidade. Vou averiguar, porque novidades é comigo.
    Obrigada pelo cainho, amiga. És uma linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha,

    você é sábia quando diz: é muito bom...para quem gosta! Os anéis de lula ou lula em pratos japoneses que provei, não me fizeram febre! O acompanhamento, este sim, está com cara de muito saboroso! Com os temperinhos indianos que nos mostra, além do gosto, teem perfume!
    Acho que vou jantar..., apececeu-me...

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresinha

    Abriste-me o apetite!

    Adoro lulas e essas têm um aspecto maravilhoso. Sinto o cheirinho.

    Gosto de milho frito. Comia-o sempre que ia ao Funchal, quando tinha lá a minha irmã mais velha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Adoro ver seus posts sobre comidas... gosto de saber que existem tantos ingredientes que não conheço! Ficou lindo seu prato e acredito muito saboroso... falo isso porque não gosto de lulas rss

    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Teresinha... preciso ir para Portugal para comer estas delícias, eu adoooro... por aqui é difícil encontrar pratos deste tipo... próxima viagem,rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá ...

    Vim conhecer seu blog .... Gostei muito e já estou seguindo! Parabéns!

    bjs
    Izildinha
    www.cantinhodaizildinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Huuuummmm!!!! Que delícia de prato! Me deixou salivando... Beijos

    ResponderEliminar
  13. ola teresinha, e tudo muito lindo seus trabalhos, mas esses pratos deliciosos viram a cabeça da gente, e logo la vou eu pra cozinha srsrsr adorei seu blog e sua simpatia bjsss

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!