sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Casaco de tricô para bebé recém-nascido ( tam. 0 - 3 meses )

Estou em maré de tricô e há dias acabei este casaco para 
bebé recém-nascido.
É um casaco baseado nos modelos antigos dos casacos velhinhos que herdei de uma querida tia, falecida há dias.
Quando soube da notícia fui buscá-los todos
e pensei logo tricotar um.
É uma forma de imaginar que a minha mestra está por perto!...

Não vou explicar por palavras, porque as imagens falam 
e espero que, quem o quiser copiar, conheça esta língua!
É muito fácil, isso posso assegurar.
Usei fio antialérgico para bebé, da Brancal, e agulhas 3,5.
 Desta vez fiz os aumentos com buracos para condizer com o motivo
que iria tricotar no resto do casaco.
 Aqui, em pormenor, mas noutro que eu tricote, farei o aumento escondido, como o modelo original, que é todo em meia e leva apenas uma risquinha branca.
 Aqui passei à divisão das malhas...
 ... que se podem contar e passei à fase da 1ª. manga.
Depois desta faz-se a outra e depois o resto do casaco.
 
 As explicações por escrito facilitariam o trabalho de quem copiar...
mas eu iria demorar muito mais tempo a tricotar o casaco!... 
Desculpem a minha franqueza!
De qualquer modo os riscos nas fotos ajudam bastante!!!
 Na foto seguinte mostro os aumentos que fiz no motivo de liga,
para dar elegância ao casaquinho.
 Ainda ficou assim de um dia para o outro... 
... mas achei por bem fazer um arremate em croché
e parece-me que ficou mais bonitinho!
 Estes modelos podem ser usados das duas maneiras,
como preferirmos!...
Espero ter mostrado um modelo de casaco que alguém queira copiar.
Para mim será um prazer saber que alguém gostou e irá fazer igual...
ou melhor!...
UM ABRAÇO

32 comentários:

  1. As maos da Teresinha!
    Um dom, faz e descreve de modo "infantil", cativante, com novelos descritivos de amor singelo.
    Felizardos os netos por este amor duplo materno!!!
    Aceite um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresinha, que fofo este casaco, me lembro dos meus filhos quando eram bebês... que saudades e olha que eles ainda são pequenos, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga!
    Adorei o modelo e estou a precisar de fazer um para oferecer!...mas ainda ando entretida com as minhas golas!
    bj amigo e saudoso

    ResponderEliminar
  4. Mais um casaquinho fofo para a minha coleção de projetos "a fazer".
    Muito obrigada, Teresinha!
    Um feliz fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindo, Teresinha, esse foi dos que eu mais gostei dentre os que fizeste, sendo todos tão lindos!
    Abs.
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha
    que lindo mais um casaquinho bem engraçado a pala
    beijinhos
    Aldora

    ResponderEliminar
  7. E quem não gostará dessa belezura? ficou lindo e tem uma côr perfeita. Parabéns.
    Um beijinho da Mifá

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresinha,boa noite!
    Adorei sua amável visita e vim retribuir.
    Temos muito em comum,tbm amo viajar,não viajei tanto qto vc,mas...
    O casaquinho de crochê está lindo,parabéns!
    Estou seguindo de volta.Bjs da Ana.

    ResponderEliminar
  9. Lindo modelo. Parabéns pelos casacos, estão muito fofos.
    Um ótimo domingo.
    Bjs
    Mara

    ResponderEliminar
  10. Le gilet est très beau bon dimanche bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha: este casaquinho ficou um amor!!! Gosto da cor e do modelo. Um trabalho perfeito ( como sempre).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, fico feliz por te "puxar" pela língua, pelas lembranças, pelas experiências! Muito, muito feliz! Obrigada pelo carinho.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  13. Terezinha, que casaquinho mais fofo e uma cor linda,
    suas mãos são de ouro, beijo amiga

    ResponderEliminar
  14. Hermoso.
    Un enorme y pura vida abrazo de mi parte.

    ResponderEliminar
  15. Um casaquinho lindo! a cor, o fio, o modelinho... adorei a ideia do passo a passo, é só ter paciência que dá pra copiar muito bem!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Que fofura de casaco! Gostei muito de ver! Feito com amor fica mails lindo ainda!
    Priscila

    ResponderEliminar
  17. O fotógrafo é (acho eu ...) incorruptível!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Lindo trabalho, realmente!

    Bom serão :)

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Teresinha,que lindo casaco! Uma perfeição!
    Confesso que nunca consegui fazer casacos de bebé e nem para os meus dois filhos!
    Tenho um pequenino na família e ainda pensei em fazer um para lhe oferecer no Natal, mas desisti!
    Admiro muito quem tem Mãos como as da Teresinha!
    Parabéns, amiga!
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Teresinha

    Muito obrigada pela sua presença no meu blogue. Felicito-a pelo casaquinho de bebé. Eu,de momento estou a milhas do tricot mas nos anos oitenta fiz bastantes trabalhos para os filhos. Actualmente nem uma botinhas consigo fazer. Adoro tricot, ainda tenho as minhas agulhas guardadas mas sinto que sem uma instrutora perto de mim não vou lá. Há anos que sonho fazer meias. Tenho muitas revistas com modelos que me fascinam mas não passei das revistas.
    Desejo-lhe um bom fim de semana e tudo de bom.
    Isabel Tiago

    ResponderEliminar
  21. Teresinha
    Este casaquinho é um amor. Estou cheia de vontade de tentar fazê-lo, não sei se vou ser capaz, mas pelo menos vou tentar.
    Um beijinho
    Manuela

    ResponderEliminar
  22. Teresinha
    Adorei o casaquinho. Ultimamente tenho feito alguns porque gosto muito de tricot e ter a mente ocupada faz bem à saúde... Já fiz dois a partir das suas explicações, que ficaram bonitos. Estou a gostar muito deste verdinho e logo que possa vou tentar fazer. Obrigada por disponibilizar os seus "tesouros antigos", que são os mais bonitos e pela sua generosidade.bj

    ResponderEliminar
  23. Sem receita, fica dificil de fazer... Faco roupinhas de bebes para doar... Gostaria muito de ter esta receita desta peca linda..,

    ResponderEliminar
  24. Gostei muito do modelo.Pretendo fazer em breve.Obrigada!

    ResponderEliminar
  25. Pena que não tem os pontos iniciais!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem nas fotos: começa com as 62 malhas e, se tiver alguma experiência em tricô e matemática, poderá copiar facilmente pelas fotos.
      Se não consegue, talvez seja melhor pedir ajuda a alguém perto de si que tricote bem.
      Pena eu não conseguir agradar!

      Eliminar
    2. E para quem esta comecando?Não e fácil.

      Eliminar
    3. neuza leal, quando eu estava começando a tricotar (e era bem pequena!) também não achava fácil! Com alguns anos de prática chegará lá... como eu cheguei!

      Eliminar
  26. Bom dia querida amiga, desejo-lhe um feliz ano novo. Como sabe faço algumas peças em tricot para doar aos bebés cadenciados e adorei este seu modelo de casaco. Pois passemos ao meu pedido, quando começa a fazer os aumentos da pala deixa duas malhas de intervalo certo e depois quantas malhas coloca nas mangas e no corpo, pois não consigo ver. Me desculpe é um beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  27. Olá, Maria Miranda.
    Contei 40 malhas para cada manga e (talvez!) 29 para cada parte das costas e 56 para a parte da frente. Lembro-me que depois tricotei outro casaquinho com menos gomos, porque este ficou um pouco largo.
    Beijinhos e bom ano também para si.

    ResponderEliminar
  28. Precioso divino...... Teresita, gracias por las fotos, si fuese ten amable solo de decime cuantos puntos monto para empezar? Agradecida un abrazo desde España

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!