sexta-feira, 8 de julho de 2011

A camisa de dormir



A camisa de dormir

O F. ia a Lagos, dar uma ação de formação, e eu ia acompanhá-lo, como fazemos quando ele vai para longe, por alguns dias.
Procurámos na net onde iríamos ficar: tinha de ser bom, económico e perto do centro e do local onde iria decorrer o curso. E assim foi!
Chegados ao hotel,
desfiz a mala e verifiquei que me tinha esquecido de levar
a camisa de dormir…
coisa que às vezes acontece, uma vez que, para o F.,
raramente levo pijama: ocupa espaço e depois ele não o usa!

Só por uma noite, o caso ficaria assim, e ficou mesmo,
mas por várias… teria de resolver o problema.
Assim, no dia seguinte, fui procurar camisas de dormir,
bem fresquinhas porque estava calor.
Corri várias lojas e não encontrei nenhuma que me agradasse:
ou tinham fibras e eram quentes, ou não eram macias e picavam,
ou eram de fibras sintéticas… elétricas,
não havia de cambraia e eu acabei por desistir.

Então lembrei-me de confecionar uma:
para isso precisava de tecido e linha, porque eu tinha na saca dos bordados agulha, dedal e tesourinha.

Depois de mais umas voltas encontrei um tecido bem fresco e,
apesar do padrão não ser muito bonito,
acabei comprando-o porque era muito macio.
Tive de comprar também uma fita de viés para as alças e linha da mesma cor.

Depois da longa busca sob um sol bem quente regressei ao hotel e deitei mãos à obra. Quando comecei a cortar o tecido com a minúscula tesoura de recorte de richelieu, a dita quebrou!
Como eu já estava ao fresco, à paisana..., isto é, sem roupa… não tive paciência para me vestir e ir à receção pedir uma tesoura maior. Mesmo assim fui cortando e lá consegui talhar as cavas. Depois foi só coser à mão, com ponto atrás, deixando uma racha para eu movimentar melhor a perna esquerda que fica sempre ao léu, a fitinha a arrematar as cavas e as alças.


O resultado foi este e nessa noite já dormi bem composta e fresquinha.

Mas para não ficarem a pensar que as minhas camisas de dormir
são todas assim,de patega…
mostro também uma que fiz, de cambraia com rendinhas de algodão
e que ficou bem lindinha e macia!...

Nesta utilizei a máquina de costura, como é evidente!...


Tenho dito!
Abraço quem teve paciência de ler esta peripécia!

18 comentários:

  1. Mais um talento escondido, minha linda.
    Tenho para mim que somos capazes de tudo, desde que queiramos, mas fazer uma camisa de dormir com uma tesoura partida, ultrapassa os meus mais delirantes sonhos.
    Ainda por cima ficou perfeitinha.
    Já a segunda está haute couture, santa paciência.
    Beijos e tem um bom fim de semana.
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Que fantástico! costurar à mão com essa perfeição! Ficou linda!! e a de rendas? adorei!
    Meus parabéns:))

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Terezinha.
    Como diz a Nina, somos capazes de tudo quando queremos.
    A camisa ficou um mimo, e sinceramente, acho que, quando improvisamos, é quando nos sai melhor.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresinha! adorei ler! como você e divertida e bem humorada! Abri a foto para ver o pano, não achei feio, achei ele alegre, a camisola parece um vestido de praia, linda assim como a camisola azul.
    Muito obrigada pelo carinho de sempre. BJOS!

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Estou admirado com o seu talento, estão muito perfeitas, pensei que fossem de compra, mas pelos vistos ainda são mais valiosas.

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, a máquina está na minha lista negra!
    Não é normal o fio rebentar constantemente, enrodilhar-se em caracol no ventre da bicha.
    É um suplício!
    Não quero, assim não brinco!
    Eu sei da minha azelhice, eu sei, mas parte do problema resida no hardware, acredita!
    A minha cabeleireira, uma raparigota filha de pescadores, sem papas na língua, mas dotada para as costuras, face ao meu desânimo, proclamou:
    -- Tão rica e a comprar uma porcaria chinesa. Eu sou pobre, mas dei 80 contos pela minha!
    Toma lá para não seres esperta.
    Tratei imediatamente de pedir detalhes, informações, referências.
    Acho que fiquei esclarecida ( e reduzida à minha insignificância, ainda para mais rotulada de sovina)
    Vou levar a máquina ao vendedor e propor-lhe a devolução ainda que por uma quantia simbólica.
    Entretanto, vou cosendo à mão, como tu, quando costuraste a camisa de dormir.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Uma autêntica aventura!
    Ficou uma preciosidade!
    Fizeste-me rir.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Hey Teresinha, thank you for your friendly comment on my blog. If you are intersted to follow, you can click on the sentence"regelmäßig lesen". Hopefully it will work.During the last weeks there are problems with the funtions of blogspot. Send you greetings Annette

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, querida, os teus comentários são assim uma coisa de anjo, muito doces, muito amigos!
    Obrigada pelo colinho, minha flor.
    É verdade, estou bem tisnada porque passei 10 dias no Algarve e bastante mais magra (3 Kg) porque tenho feito restrições sistemáticas na comidinha.
    A blusinha ficou bonitinha, é verdade.
    Beijinhos e bom descanso,
    Nina

    ResponderEliminar
  10. Olá minha linda,

    bem cômica sua história que, apesar de ter de caminhar sob o sol quente e com tesourinha quebrada e as costuras à mão, valeu a pena, a camisola (aqui para nós) parece-me fresquinha mesmo e ficou uma graça, sua criatividade merece aplausos! Eu jamais teria essa idéia e não sei o que faria...
    A azul com pala branca de rendas parece igualmente fresquinha, porém, bastante caprichada, parabéns! Você tem muito bom gosto e boas idéias também.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  11. Olá querida Teresinha,

    você sarou das dores na perna? Espero que sim! Passei aqui pra deixar um beijão pra você.

    Lu

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Teresinha , obrigado pela sua visitinha e pela disponibilidade de enviar as linhas, o problema são asc cores que sairam no gráfico não conresponder às cores da foto :(:(, nunca me aconteceu.
    Irei tentar fazer novamente até acertar .
    Bjs e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Teresinha


    Acabo de conhecer o seu blog que vi até ao fim.
    Parabéns por uma longa vida dedicada aos trabalhos manuais.
    Quando se gosta destas artes não se pára!!!
    Um bom fim de semana.

    Isabel Tiago

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, querida, és tão gira!
    A sério, pões, nas calmas, o nome aos bois. Não queres, porque não precisas, impressionar ninguém.
    És como és, assim, serena, bem humorada, e tão amiga que me enterneces.
    A minha filha, quando era mais novinha, tinha em relação a mim uma atitude que me baralhava ... não sabia se era admiração se crítica mal disfarçada.
    Era e é muito desarrumada, principalmente se comparada comigo. Quando lhe fazia algum reparo, respondia ( mais que uma vez...):
    -Melhor que tu, só Deus! ( em relação às arrumações, esclareçamos!)
    Acho que, nesta expressão, havia aquele azedume da adolescência, ao qual não sucumbi, pela graça divina, apenas.
    Volvidos estes anos, encontrei uma Teresinha que, sem azedume, me acha capaz de voar.
    Gosto muito de ti, Teresinha, muito!
    Beijo,
    Nina

    ResponderEliminar
  15. Olá Teresinha!
    Coragem e paciência já vi que não lhe falta...parabéns pela determinação, e depois quem não tem cão caça com gato. Gostei muito desses brinquedos, me fizeram reviver a minha infância.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  16. Olá Tersesinha,

    Espreitei o seu blog e adorei. Sou uma apaixonada pelo crochet e artesanato.
    Vou passando para ver as novidades tá?

    Se quiser pode visitar-me...
    http://susannarush.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresinha,

    Parabéns pelas mãos de fada! Eu não gosto de dormir com camisas de dormir, no inverno uso pijamas e no verão uso os conjuntinhos de calção com blusa de alças.
    BOM fim de semana, bjs, bjs
    São

    ResponderEliminar
  18. Terezinha, é a primeira vez que venho aqui. Fui logo pelos títulos. Imagina, costuras!
    Adorei a sua genialidade em costurar uma, que chamamos aqui no Brasil, camisola!
    És das minhas.
    Só lamento não ter tempo de estar sempre presente. De vez em quanto dou um giro (aqui é girar mesmo, rodar) nos blogs que gosto.
    Beijos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!