domingo, 17 de novembro de 2013

A minha marmelada

A minha marmelada anterior ficou nos Açores.
Esta, com um pouco mais de marmelos, fica por cá.
A receita da marmelada é quase como as receitas do bacalhau:
pode-se cozinhar de imensas maneiras e todas elas são boas... 
embora algumas sejam melhores do que outras!!!...
Já tentei fazer marmelada na panela de pressão,
por indicação de um amiga. A cozinha ficou de pantanas...
os salpicos que jorraram pelo pivô da panela
chegaram ao teto da cozinha... e ainda apanhei um susto,
além da canseira de ter de limpar tudo muito depressa, 
antes que secasse! Foi cá uma experiência!!!...
Faço a marmelada como sempre vi fazer em minha casa,
 à moda antiga!
Já devem ter reparado que faço muitas coisas 
à moda antiga... não me importo nada se dão mais trabalho!
Também me adapto facilmente às novas tecnologias...
desde que o resultado final me convença realmente!
Voltemos, então, ao século passado:
eu cozo os marmelos com uma pitada de sal,
 depois, com a concha, retiro a água
para a juntar às cascas e caroços que usarei para fazer a geleia.
 Junto o açúcar correspondente ao peso dos marmelos crus,
às vezes deito menos um pouco de açúcar, mas estes marmelos
eram um pouco ácidos e azedos, por isso coloquei 
o mesmo peso de açúcar. Não deitei canela.
 Depois de levantar fervura baixei o lume e fui mexendo 
de vez em quando
para que a compota não pegasse no fundo do tacho.
Quando está pronta (a olho!!!), trituro-a com a varinha mágica
(eis uma bela invenção a substituir o passevite!)
 Fica assim cremosa, brilhante e saborosa.
Deixo-a arrefecer...
 ... recorto umas rodelas de papel vegetal para cobrir as tigelas 
que seguirão para a despensa... até ao próximo assalto!!!
Já comemos dela, com queijo Terra Nostra, da minha terra...
e posso assegurar-vos que está muito boa.
Quem quiser poderá vir cá a casa confirmar!...
Até ofereço também um chá verde da Gorreana!
A geleia já está pronta... mas vai ser agendada para outro dia.

Tenham um resto de dia feliz, doce... e com muita saúde.
UM ABRAÇO

13 comentários:

  1. Senti, daqui o aroma...
    Bom apetite!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  2. Muito parecida com a que faz a minha mãe à cerca de 75 anos, se bem que continua a preferir o passevite, diz ela que fica mais marmelada...ela lá sabe e eu adoro.
    Um pormenor, ela molha a superfície do papel com aguardente e sempre me lembro de o fazer.
    Abraço e bom apetite.
    Ah, o chá Gorreana, apenas considerado o melhor do mundo!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha

    De certeza que está boa, adoro cozinhados à moda antiga.


    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Quem sabe sabe Teresinha e há pessoas que nascem com o condão de ser uma artesã de mão cheia!
    A marmelada deve ter ficado excelente!
    Quanto à panela de pressão...(onde eu faço)...não pode estar muito cheia e tem de ferver no mínimo!
    mas acredito que...à moda antiga a marmelada terá um toque diferente!
    Bj amigo!

    ResponderEliminar
  5. Hummm!
    Deve estar uma delícia!
    Uma boa semana, e obrigada pela seu carinho.
    Bjus

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, eu também faço como aprendi com minha avó e minha mãe, já fiz a minha e está muito boa, assim como a geleia.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha, que excelente aspecto tem a sua marmelada e geleia. Também aprecio mais os métodos antigos, porque mais práticos. Grata pela sua visita. Desejo-lhe uma boa noite e semana. Ailime (fiquei com dúvidas sobre se o meu primeiro comentário terá ficado registado)

    ResponderEliminar
  8. Que delicia Teresinha, para mim, marmelo tem gosto de infância, gosto dele que qualquer jeito, mais essa marmelada esta uma tentação!

    ResponderEliminar
  9. Hummmmmmmmmmmmmm....se soubesses como adoro marmelada!!!

    Está com uma cor linda e um aspecto delicioso!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Já imagino o sabor da marmelada e o cheiro da aguardente no papel vegetal, mas fico-me pelo chá da referida marca que cá tenho.

    ResponderEliminar
  11. Mmmmmmmm de la bonne confituur bon après-midi bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  12. Olá, ficou com tão bom aspecto, que até me abriu o apetite :-)
    Bom domingo, bjos doces

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!