sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Como fazer um bolso num casaco de tricô

Como estou a tricotar este casaco, hoje resolvi explicar,
a quem ainda não sabe, como se faz um bolso.
 Quando o casaco estiver pronto mostrarei as várias etapas.
Entretanto explico aqui em fotos como se faz este bolso.
Na altura desejada começamos a tricotar o revesilho.
Com as carreiras desejadas, matam-se as respetivas malhas
e, na fase da foto seguinte, deixa-se tudo em espera, num alfinete.
(prender também o novelo do fio, para que não incomode!)
 Pelo avesso e rente à última carreia do revesilho,
 levantamos o mesmo número de malhas que matámos,
no sítio certo (exatamente por baixo dos mates lá em cima).
 Fica assim:
 Aqui pegamos noutro novelo e tricotamos
 o mesmo número de carreiras até à abertura.
Não é preciso tricotar o motivo da parte de fora porque ficará escondido.
As perfeccionistas poderão fazê-lo!
 Nesta fase, retiramos as malhas em espera e enfiamo-las na agulha, 
juntamente com as do interior do bolso, no sítio óbvio.
 De seguida tricotamos normalmente o casaco, 
agora não esquecendo os pontos do motivo.

 No final cosemos, pelo avesso, os lados do bolso,
de forma a não se verem os pontos.
Logo que acabe este casaco colocarei aqui as fotografias.
É muito fácil... muitas pessoas sabem fazer isto, 
mas sei que quem não sabe irá gostar de ter aprendido.
O que ganho em transmitir o que sei fazer
é a alegria de ter ajudado alguém.
Também gosto muito de aprender, por isso, meninas,
vamos lá a ensinar o que sabem fazer!...
Obrigada pela visita e... pelo comentário!...

E agora que já arrefeceu, vou cobrir com papel vegetal 
as tigelas da marmelada que estive a fazer esta tarde. 
UM ABRAÇO

23 comentários:

  1. A sua alegria está justificada, pois o maior poder consiste em poder ajudar.
    Muito grata pela explicação tão clarinha e gentil!
    Aguardamos as fotos do casaco terminado, para admirar mais uma das suas lindas obras!
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Sei que esta explicação será valiosa para muitas pessoas. Parabéns, admiro muito quem faz um bonito tricô!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Aprender coisas novas e dividir o que sabemos é muito gratificante.
    Fiquei com água na boca por causa da marmelada é muito difícil encontrar marmelos por aqui.

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha, se eu conseguisse fazer apenas um bolso, rsrsrs admiro muito quem consegue fazer mágicas com as agulhas, beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. Therese merci des bonnes explication bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, eu não sabia e aprendi. muito obrigada-

    Os croquetes têm que ser fritos e uma vez quando o rei faz anos, pode pecar. Não me parece que no forno resultem!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Teresinha!
    Obrigada pela dica amiga!
    Vocẽ pode me dizer em qual postagem está a explicação? Procurei mas não achei.
    Sempre procuramos melhorar né?
    Te agradeço de coração pelo carinho.
    Bjus e bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Excelente explicação!
    Não sabia mas se um dia precisar...já sei onde me inspirar!
    Tenha um dia bem BOM!

    ResponderEliminar
  9. Muito boa a tua explicação mas a minha arte é o ponto de cruz e não o tricot. De qualquer maneira,desejo-te um excelente fim-de-semana!! Muitos beijinhos e fica com a paz de deus!!

    ResponderEliminar
  10. obrigada pela explicação, adorei,bjs.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por postar o que sabe fazer. Se todos fizessem isso o mundo seria bem melhor. Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Todos os dias aprendemos, partilhar saberes é muito gratificante
    Amélia Santos

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito das explicações. Justamente o que eu estava buscando. Grata por sua postagem!

    ResponderEliminar
  14. Você é ótima. Adorei. Estou no começo mas você me ensinou muitoooo... Agradecida. bjos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por sua alegria. Amei a explicação me ajudou bastante.
    Bjo

    ResponderEliminar
  16. Oi, sou Clea. Obrigada pela explicação do bolso. Vou ver se consigo fazer o casaco. Adorei. Se der certo te conto. Beijos

    ResponderEliminar
  17. utefrankl@yahoo.com.br28 de agosto de 2020 às 04:06

    eu gostaria da receita total. Medidas quantos pontose agulhas. Se possivel. Obrigada.

    ResponderEliminar
  18. Ola
    gosto muito de seguir os seus trabalhos e já tenho feito umas coisas para meus netos . São 5, a sua ajuda é preciosa.
    Agradeço as suas explicações . Tem uma generosidade imensa. Bem haja!
    ML

    ResponderEliminar
  19. Realmente muito bonito. Também gostava de fazer um para a minha neta. Se fosse possível enviar me todas as indicações, ficava muito grata. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!