sábado, 23 de novembro de 2013

Bolo Gabriel - receita copiada pela minha mãe... há muitos anos!

Este é um dos bolos que a minha mãe costumava fazer.
Não sei por onde copiou a receita, sei que é muito bom
e era o preferido do meu falecido irmão José Manuel.
Na minha última ida a S. Miguel, a minha prima Mª.Manuela 
avivou-me a memória e presenteou-nos com esta deliciosa sobremesa,
depois da excelente torta de bacalhau que serviu ao jantar
e que irei mostrar aqui noutro post, por também ser muito boa.
Aqui vai a receita do bolo, manuscrita pela minha mãe:
4 ovos inteiros (266 g)
o peso de 4 ovos de açúcar (266 g)
o peso de 2 ovos de farinha de trigo (138 g)
sumo de 1 limão
2 colh. chá de fermento royal
Para o xarope:
1 chávena de açúcar
1 chávena de água
sumo de 3 laranjas
 Batem-se as claras em castelo e reservam-se.
 Bate-se o limão com o fermento...
 ... e juntam-se as gemas e o açúcar. Bate-se muito bem e...
 ... depois junta-se a farinha. Continua-se a bater... 
 ... e juntam-se as claras em castelo,
 ... que só se envolvem sem bater.
Vai ao forno (180º) em forma untada com manteiga 
e polvilhada com farinha. Coze durante cerca de 3/4 hora
(mas isto depende do forno).
 Enquanto o bolo coze, leva-se ao lume a água com o açúcar,
só a levantar fervura.
 Deixa-se arrefecer, depois de misturado o sumo de laranja.
 Quando o bolo estiver pronto, ainda na forma...
 ... rega-se muito lentamente até embeber todo o xarope.
Deixa-se arrefecer na forma.
 Ei-lo depois de frio:
 Por fora já se viu que ficou lindo... por dentro... huuummm...
esta delícia!!!
Se vierem depressa... ainda poderei oferecer um pouco!...
 Se demorarem... acontecerá isto:
comemo-lo!!!
O bolo com o xarope é que fica esta delícia, é docinho q.b., 
se o fizerem irão gostar muito, como o José Manuel gostava!
Este foi em memória do meu querido e saudoso irmão.

UM ABRAÇO, HOJE MAIS DOCE!...

23 comentários:

  1. Um abraço docinho!

    Fiquei com a receita. Adoro bolo de laranja.

    As fotos ficaram lindas , fazendo crescer água na boca!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que forma interessante de fazer este bolo. Pena que não deu para chegar a tempo de comer um pedaço... fiquei com água na boca mas, com a dieta em dia! Anotei a receita, obrigada!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho Teresinha! Mais um para a minha lista de bolos de laranja ;)
    Beijinhos.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Que belo bolinho Teresinha! Mais um para a minha lista de bolos de laranja ;)
    Beijinhos.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Riquísimo!... y muy hermosas las fotos!!!
    Gracias por compartir la receta!!Buen fin de semana.

    ResponderEliminar
  6. Teresinha...em tempos fiz um bolo parecido cujo nome não me recordo! Mas sei que adora fazê-lo pois ficava bem húmido!
    Este parece-me delicioso! Vou guardar a receita e um dia destes faço-o (minhas laranjas já estão a amadurecer!)
    Bj e bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Parece mesmo delicioso! Uma coisa de que gostei muito: nada de gordura, a manteiga só para untar a forma!
    Linda letra a de sua mamãe!
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Mmmmmmmmmm ca doit etre délicieux merçi de la recette bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  9. Ola

    Tem um áspero ótimo deve ficar delicioso.

    Manuela

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Teresinha! Que belo bolinho! Comi, pequei de gula incontrolada no fim de semana. O bolinho fica em lista de espera.
    Estou bem, muito bem. Obrigada pela preocupação.
    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Mas que mãos de fada!! Como cozinha bem! Fiquei com á gua na boca dessas delicias! Bolos, geléias... preciso te visitar!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Que receita maravilhosa. Pelo carinho que foi guardada, pelo amor que carrega nas voltas da letra, do tempo e da memória.
    Amei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá Teresinha!
    É bom é, esse bolo! Eu faço um muito semelhante . A receita foi-me cedida por uma prima que tem 95 anos.O nome é diferente: bolo de laranja.
    Um abraço amigo.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresinha
    Pena cheguei muito atrasada e já não há :(
    Mas vou guardar a receita para fazer um destes dias. Realmente tinha um óptimo aspecto, até faz crescer água na boca.
    Eu costumo fazer um muito idêntico que é também uma delicia.
    Vou procurar a receita depois publico lá no meu blog.
    Obrigado pela receita.

    Continuação de boa semana
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Deve ser muito bom, já guardei para fazer um dia destes, obrigada por partilhar.
    Um beijinho.
    Mifá

    ResponderEliminar
  16. Vou copiar a receita e fazer no fim de semana. Obrigada Teresinha. Bjcas a todos

    ResponderEliminar
  17. Linda homenagem ao teu irmão e meu querido Zé Manuel!

    ResponderEliminar
  18. Confesso que fiquei com água na boca.
    Curiosa a particularidade da receita em que quase parece que a medida padão é o ovo!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  19. Terezinha, querida, uma fatia fica para mim, vou gostar com
    uma chávena de chã quente, delícia, beijos amiga

    ResponderEliminar
  20. Olá, Teresinha!
    O bolo está lindo e parece delicioso.
    Achei tão bonita a expressão "claras em castelo". Aqui no Brasil chamamos isso de claras em neve.
    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Teu blog é cheio de gostosuras, pena que sejam proibidas para mim mas só de olhar já imagino o gosto. Não basta mas se não tem remédio remediado está. A menina do gorro é minha filha mais velha que é mãe do Erik e que me deu mais um netinho recentemente, o Nicholas. Mora nos estados unidos numa região de muito frio por isso está aprendendo a fazer crochê. Hoje mesmo está nevando muito por lá. A necessidade obriga. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  22. Adorei a receita Teresinha e já a guardei para testar em breve. Se tivesse todos os ingredientes era já amanhã já que domingo aqui em casa tem sempre bolo. Mas fica guardada para testar e depois deixo o feedback. Obrigada pela partilha ^_^
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!