Mostrar mensagens com a etiqueta Amostra de tricô. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Amostra de tricô. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 17 de maio de 2016

O tal ponto de tricô!

Eureka!!!
Até que enfim... descobri como se faz!!!
Mas antes de explicar quero agradecer às amigas que deram sugestões e às amigas que não ajudaram... mas viram e comentaram!
Obrigada a todas!
Este foi o resultado final depois de hoooras à volta das agulhas.
O meu estado psicológico também não ajudou muito...
mas ainda assim não desisti!
Digamos que desistir não é coisa que eu costume fazer!!!
As dezenas de tentativas foram feitas ao serão,
mas esta é uma tarefa que exige muita concentração
e olho vivo!
Ora, com um olho na TV e outro no tricô... não dá certo!
O meu marido já interferia (!) dizendo que eu estava a perder tempo.
Aí é que aumentei a vontade e a velocidade de decifrar o enigma!
Cheguei a tricotar às escondidas para não ser alvo de crítica...
até que, finalmente, consegui!!!
Pelo lado direito parece o falso ponto inglês como as amigas
Lisette Toselo, Cristina Peres e Lurdes Vieira
sugeriram, mas pelo avesso fica diferente.
Na foto seguinte mostro o 1º. resultado, pelo lado direito, 
mas a ourela não me satisfez.
 Tricotei então outra amostra com a orla satisfatória,
que mostro a seguir pelo avesso e que explico mais abaixo.
Por engano, peguei nas agulhas mais finas 
e o ponto ficou mais apertado! Mas é este!
 Mostro algumas das várias tentativas... 
e o engraçado é que a 1ª. não estava muito longe da correta,
mas esquecia-me do que tinha feito quando queria repetir.
 Eu tomava notas... mas não dava certo!...
Finalmente saiu bem...
 
... e passei o rascunho a limpo! 
Aqui está e garanto que foi exatamente assim 
que a minha mãe tricotou este meu casaco,
agora tão velhinho!
Não mostrei o modelo, apenas o ponto.
Só o farei se nascer uma neta!
Se for neto... terei de fazer um modelo para rapaz!
A amiga Cláudia Vieira, a cujo blog não consigo aceder,
indicou-me este blog russo. Obrigada, amiga!
Tanto eu como o tradutor google não conseguimos entender!
O ponto é realmente muito parecido,
mas não vejo o avesso para o poder "traduzir" do russo!
É lindo e fica liso. O do meu casaco faz umas ondinhas.
Espero que gostem, o tricotem e o comentem!!!
Levei tanto tempo a desvendar este enigma...
e, afinal, o ponto é tão fácil!!!
UM ABRAÇO

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Quem me ensina este ponto???

Ainda tenho o casaco que tem mais de 60... quase 70 anos (era meu!), 
mas não consigo descobrir que ponto é este. 
Alguém vai ter a gentileza de mo ensinar 
(tipo: 1 malha, 2 m juntas, 1 laça... etc.) 
Obrigada!!!

Depois de pronto mostrarei aqui este modelo vintage, tricotado pela minha mãe e que eu usei quando era bebé!!! A minha mãe deve-me ter ensinado este ponto... eu é que esqueci como se faz!!! 
Tenho andado sem aparecer... e agora apareço a pedir um favor!!!
Mas confio na generosidade das minhas queridas amigas habilidosas.
Quero muito aprender este ponto para copiar o meu velho casaquinho,
mas só o farei se for menina!!!
SIM!!!
Vou ser avó!!!
O bebé irá nascer nos Açores, em S. Miguel,
e não sabemos se será uma Margarida ou um Miguel.
Queremos muito é que venha com saúde!
UM ABRAÇO

domingo, 6 de julho de 2014

Amostra de motivo de tricô

 O pedido de uma simpática amiga da net para lhe explicar
este motivo de tricô,
levou-me a este post.
As meninas experientes sabem fazê-lo... vão achar muito fácil!
Mas quem não está tão habituada a estas coisas de tricô
talvez aceite com agrado esta receita, com buraquinhos.
UM ABRAÇO


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ponto de alvéolos / favos de mel ... será este?

Numa visita aqui ao blog uma amiga perguntou se eu sabia fazer o ponto  favos de mel, em tricô. Eu tinha em arquivo esta receita retirada da net, a que acrescentei uma mnemónica para facilitar a reprodução.
Como ainda fiquei na dúvida (alvéolos ou favos?), resolvi ir ao youtube, onde encontrei uma excelente explicação. Vi também que há este ponto em croché.
Aqui podem ver esta receita  muito mais bem explicada do que na foto que hoje publico. E através desta pesquisa encontrei inúmeros pontos igualmente bonitos e muito bem explicados.
Tricotei umas voltinhas deste para avivar a memória. 
É um ponto muito bonito, fica muito bem em casaquinhos  para bebé, faz uma peça quentinha e fofa, dará uma linda manta com lã e agulhas mais grossas... mas requer muita atenção, pois o mais pequeno erro leva a um efeito nefasto... como o que eu descaradamente escondi debaixo das letrinhas a preto...
na amostra!...
UM ABRAÇO.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Casaco de bebé (cont.) com passo a passo

Quando fiz o casaquinho que editei aqui 
realmente ofereci-me para ajudar quem o quisesse copiar.
Acontece que, entretanto, adoeci e espero que entendam
por que ainda não editei o passo a passo do mesmo.
Também disse que quem sabe tricotar poderá copiar
apenas olhando para as fotos ampliadas.
Contando malhas e voltas... a olho...
acho que chegarão lá com facilidade, 
por isso hoje só vou mostrar como se faz 
o ponto da parte do peito do casaco e respetivos mates.
*tricotar 1 malha em liga, 
enfiar a malha seguinte na agulha sem a tricotar*
e repetir de * a *
e fica assim. 
A seguir fazemos 3 carreiras lisas,
 liga pelo avesso e meia pelo direito
e repetimos o motivo das argolinhas como expliquei.
Quando precisarmos de diminuir malhas
 para fazer o redondo da parte de cima do casaco,
tricotamos 2 malhas juntas em liga
depois da malha que fica por tricotar, como mostro abaixo.
Isto faz-se de 2 em 2 malhas de liga, de 3 em 3 ou de 4 em 4...
conforme o número de malhas que quisermos diminuir 
em cada uma dessas carreiras.
Quando, no casaco, juntamos as mangas às costas e às frentes
contamos os pontos 
e o resto do casaco é feito com a fita métrica, 
1 papel e 1 lápis ao nosso lado.
Decidimos com quantas malhas queremos o decote 
e distribuímos os mates de acordo com o número de carreiras
até chegar ao fim... fazendo cálculos!
Irá ficando assim:

No final ficará assim. 
Depois fazemos as carreiras do revesilho do pescoço. 
Espero ter ajudado, esclarecendo as dúvidas e
ensinando o que me pediram!...
Por agora não tenho em mente fazer um casaquinho igual.
Costumo fazer este modelo para meninas
e o meu último netinho é rapaz!
No horizonte não vejo meninas... só meninos...
outro motivo para não ter repetido este modelo.

Aproveito para pedir às visitantes anónimas
que se identifiquem ou me contactem através do meu e-mail,
indicado no meu blogue,
porque não me animo muito a ensinar
pessoas ... anónimas!!!...
Tudo o que aqui edito é para toda a gente
que aprecia os meus trabalhos, até podem ser anónimas.
Mas se se dirigirem a mim, 
por favor, 
digam-me com quem irei lidar.
Isto do mundo virtual até é muito interessante, 
já fiz fortes amizades com pessoas 
lindas, simpáticas, atenciosas, altruístas, delicadas!...


Um abraço e obrigada, a estas pessoas, por me aturarem!