quarta-feira, 20 de junho de 2012

Picô (barrado no Brasil) feito em tricô


Este foi um dos lindos picôs feitos em tricô, que uma grande amiga me deu a conhecer. Foi escolhido entre vários trabalhos que me mostrou e a que teve acesso através de contactos com idosas artesãs, especialmente no Alentejo, na busca de receitas muito antigas, que reproduz com imensa facilidade. Muito generosamente deixou-me fotografar algumas peças que, com sua autorização, mostrarei aqui no meu blogue. Desde já quero dizer que todo o mérito destas autênticas relíquias vai direitinho para esta querida amiga que reencontrei há dias, depois de ter perdido o contacto durante alguns anos. Recentemente e por acaso, reencontrámo-nos na baixa de Coimbra... que bom!...
Aqui mostro a minha tosca reprodução, tricotada pela foto,
depois de várias tentativas ainda mais desastrosas!
Prometo que um dia irei mostrar um trabalho mais decente,
numa toalha ou noutra aplicação.

Na foto seguinte, o trabalho da minha amiga.
 Picô feito em tricô
Para esta amostra utilizei agulhas nº 2,5 e linha nº 6.
Lançar 21 malhas na agulha.
Obs.:
          1. O trabalho é todo tricotado em  ponto de liga.
          2. As carreiras do lado direito (ímpar) começam sempre com este  //* motivo*//,
              por isso, em cada uma, indicarei só os pontos seguintes.
          3. As carreiras do avesso (par) começam todas com 1 laça passada por cima da agulha.
Para quem quiser usar o  TRADUTOR:
        carr = carreira
        liga = ponto em liga(fica assim ~~~)
        meia = ponto em meia (fica assim vvv)
        2j = 2 malhas tricotadas juntas em liga
        3j = 3 malhas tricotadas juntas em liga
        laça = passar o fio apenas por cima da agulha
1ª carr: //* 3 liga, 2 juntas, 1 laça, 2 malhas juntas em liga, 1 laça, *// 7 liga, 2j, 1laça, 3 liga,1 laça,2j.
2ª carr e todas par (avesso): começar sempre com 1 laça e tricotar como se apresenta.
3ª carr: //*…*// 6 liga, 2j,1 laça, 5 liga, 1 laça, 2j.
5ª carr: …, 5 liga, 2j, 1 laça, 7 liga , 1 laça, 2j.
7ª carr: …, 4 liga, 2j, 1 laça, 9 liga, 1 laça, 2j.
9ª carr: …, 3 liga, 2j, 1 laça, 4 liga, 2j, 1 laça, 5 liga, 1 laça, 2j.
11ª carr: …, 5liga, 1 laça, 2j, 7 liga, 2j, 1 laça, 3j.
13ª carr: …, 6 liga, 1 laça, 2j, 5 liga, 2j, 1 laça, 3j.
15ª carr: …, 7 liga, 1 laça, 2j, 3 liga, 2j, 1 laça, 3j.
17ª carr: …, 8 liga, 1 laça, 2j, 1 liga, 2j, 1 laça, 3j.
19ª carr: …, 9 liga, 1 laça, 3j, 1 laça, 3j.
21ª carr: repetir da 1ª à 19ª carr.
Etc… até atingir o comprimento desejado.
  **********************************
E foi aqui, nesta linda casa de campo magnificamente recuperada pelo casal amigo, que passámos um dia muito agradável, com um excelente cozido à portuguesa e saborosos petiscos do Alentejo. Apesar do almoço parecer "pesado", tenho de esclarecer que estava delicioso e que obedecia a todas as regras que não devem ser infringidas por pessoas da nossa idade... os 4 na curva descendente da bonita década dos 60!... Mas a alegria e jovialidade nunca desapareceram durante este inesquecível dia passado a recordar a nossa juventude, a capacidade de enfrentar e resolver os contratempos que, no presente, alguém teima em impor e um futuro mais calmo e risonho, a que ainda esperamos assistir..., para os nossos filhos e netos!...
 Depois da excelente refeição, regada com uma escolha excelente de vinhos nacionais, eis que o convidado, refastelado na espreguiçadeira, aprecia a bela paisagem sobre o lindo rio Mondego e suas verdes encostas, captando o silêncio absoluto, entre Coimbra e Penacova.
O prazer deste dia passado no campo em tão boa companhia vai dar direito a repetição!...  
O cheiro das diversas ervas aromáticas, das coloridas flores, das várias árvores de fruto e toda a paisagem envolvente elevam-nos ao mais puro êxtase.
Até lá continuarei a tentar reproduzir as receitas antigas 
dos lindos trabalhos que nascem
 das tão hábeis mãos da minha amiga.
  UM ABRAÇO!
CONTINUO A NÃO PODER RESPONDER 
A QUEM COMENTA SEM DEIXAR CONTACTO.

31 comentários:

  1. São preciosas, como preciosa é uma antiga amizade, pode passar os anos que a verdadeira amizade vai perdurar. Penso que ficaria muito bem este modelo para acabamento de um xale. Com tempo vou tentar, obrigado por compartilhar. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Oi TEresinha ,
    Que trabalho maravilhoso!!!!!Fiquei maravilhada com a beleza e a delicadeza do trabalho , e que lugares lindos .Bjussss

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha

    Que postagem deliciosa, tanto pelo trabalho, que fica lindo e muito delicado, assim como pela beleza de local que nos mostras.

    Beijinhos e continuação de bons trabalhos
    Helena

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante e bonito. Bjos. Elaine Carlini

    ResponderEliminar
  5. Ow Teresinha! Mas você chegou a começar a fazer fisioterapia pro ombro?

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ow Teresinha! Mas você chegou a começar a fazer fisioterapia pro ombro?

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. A paisagem é maravilhosa!! O ideal para fazer este picô lindo!! E vivam os dias que nos fazem ter vontade de os repetir :)

    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. Teresinha, seus trabalhos são maravilhosos e inspiradores. Este cenário para mim é simplesmente um sonho. Parabéns, Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresinha, tudo o que sai dessas mãozinhas é perfeito e não estou a elogiar, não! Limito-me a constatar um facto.

    Quando vi as fotos do vosso casamento confirmei que eras um fiozinho de gente ... que se há-de fazer se o tempo te deu uns quilinhos? O importante é valorizar o que a vida nos oferece de bom.
    Obrigada, amiga, por seres sempre tão carinhosa comigo.
    Beijo muito amigo da Nina

    ResponderEliminar
  10. Olá, que trabalho maravilhoso, adorei a ideia, nunca tinha visto nada parecido em tricot, parabéns pelo lindo picô e pela velha amizade, amigos nunca são demais. Bjos doces

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha

    Fiquei encantada com estas fotos, e quando vi que tinha receita e tudo ainda fiquei mais satisfeita.
    Aqui na minha zona a este croché chama-se "renda de duas agulhas", eu estava mesmo com vontade de fazer uma para experimentar, vamos ver se nas férias arranjo um tempinho para tentar, não sei se vou conseguir.
    Obrigada por nos dar a conhecer.

    Manuela

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, suas palavras soam como lindos poemas, parece até que me transporto justamente para este encatador lugar. Não resisto e meu coração até palpita de tanta alegria por ter o privilégio de saber que no mundo existem pessoas como vc.
    E não tem tem nd mais gostoso nesta vida do que partilhar com amigos momentos como estes...
    Continuo apreciando seus bordados, são lindos!! Parabéns forte abraço, bjsss

    ResponderEliminar
  13. Olá Terezinha...
    Vim de tão longe visitar seu blog.
    Estou no Brasil emocionada com essas imagens...
    Saudades do meu pai...
    Um grande abraço e obrigada por esta emoção!
    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  14. Querida Teresinha,

    que trabalho lindo! Não vi diferença entre o seu tricô e o de sua amiga, é admirável! Só mesmo você pra tricotar com agulhas e fios tão finos!
    A história de seu reencontro é ótima, trouxe-lhe lembranças boas e rendeu o lindo tricô que publicou, sem contar com a linda paisagem da casa de campo! Adorei flor.
    Tenha um domingo alegre junto aos seus amados.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  15. Eu achei lindo o trabalho e não achei o que fez "tosco" rsrs, tá muito bonito tb. É que nós temos mania de perfeição, não?
    E que casa magnífica!!! Lindo estilo.
    Abração e ótima semana.

    ResponderEliminar
  16. Olá Teresinha

    Achei o barrinha em tricô, perfeita.

    Adorei rever um bocadinho de Penacova. dei aulas em Hombres (São Pedro D'Alva), quando vim de Luanda.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresinha

    Achei a barrinha de crochê, perfeita!

    Adorei recordar um bocadinho de Penacova. dei aulas em Hombres (São Pedro d'Alva), quando vim de Luanda.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. O crochet é lindo......como não sei fazer, tudo acho lindo....
    A casa um amor....
    abs,

    ResponderEliminar
  19. Teresinha, fiquei encantada com esse picô feito em tricô, em croche fiz muitos, pois se usavam nos armários da cozinha em Trás-os-Montes.
    Obrigada por partilhar essas experiências antigas de quais gosto tanto.O reemcontro com sua amiga devia ter sido muito bom, as fotos transmitem paz e tranquilidade.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  20. Querida Teresinha, já tinha dado pela tua ausência e sentido a tua falta.
    Ótimo que estás bem e a descansar.
    Ando a pensar aventurar-me com o vestidinho querido que publicaste, para um bebé de uma amiga. Só ainda não sabemos o sexo.
    Há que esperar para decidir.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. Ola! Fiquei encantada com seus trabalhos. São lindos. Como gosto muito de fazer trico vou tentar fazer esse bico de trico para colocar em uma toalha que bordei.Obrigada por ter postado a receita e se tiver mais e puder postar ficarei muito grata.solangeoliveira@rendaturca.com.br

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito dos seus trabalhos, Teresinha.
    Lindos e simpático.

    Tânia - tanianogueiramelo@uol.com.br

    ResponderEliminar
  23. Nossa! que trabalho mais lindo!!!
    Amei o ponto que acaba se parecendo com o crochê, mas na verdade é tricô!!
    Parabéns querida e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  24. Olá Dona Terezinha !
    Faz um bom tempo que acompanho o seu blog, mas preferi esperar um tempo antes de me comunicar.
    O tempo esperado foi o que levei para confeccionar um dos seus trabalhos.
    Primeiro quero lhe dizer que achei seu blog ao acaso, e vários detalhes me prenderam a atenção.
    O próprio nome que remete ao de minha avó. A história e a longevidade de sua mãe, os trabalhos minuciosos do seu blog.
    Além de tudo o fato de ser portuguesa !
    Minha família é de descendencia portuguesa, meu bisavô veio de Aveiro para o Brasil alguns bons anos atrás.
    Fora isso, o lugar onde moro, é o primeiro povoamento açoriano do Brasil, o que liga intimamente nossas países.
    Sou muito orgulhoso sobre isso.
    Mas enfim, passei hoje para deixar meu comentário e admiração.
    Reproduzi uma de suas peças, uma toalha de mesa que a srª fez, e peço permissão para postar em meu blog, assim como a devida referencia.
    Um abraço desde Brasil e o desejo de que continue fazendo postagens tão excepcionais !
    Cauê Santos
    caue_turu@hotmail.com
    vidacompaz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Querida Teresinha, tenho sentido a tua falta. Espero que as férias continuem a ser momentos de relax e grande prazer.
    Um beijo da Nina

    ResponderEliminar
  26. Amiga, eu lhe acompanhava ha algum tempo, mas perdi o contato na troca que houve no meu blog. Quero lhe dizer que seu trabalho é encantador, alem da musica, que nos fala ao coração.Sou brasileira, descendente de portugueses, que sonha um dia conhecer essa terra maravilhosa, ao ver essa casa linda, me vieram lembranças que não vivi mas que as tenho na alma, obrigada por compartilhar seu trabalho delicado em trico, sua musica que encanta e sua terra belíssima.
    Da sua amiga brasileira Marcia Martha do Valle

    ResponderEliminar
  27. Muito lindo o lugar! Tenho uma amiga brasileira que mora em Alantejo. Ela está adorando! Vai nascer o baby em maio. Sempre sigo o seu blog, já tirei várias receitas. obrigada!

    ResponderEliminar
  28. Olá Teresinha!
    Faz um bom tempo que acompanho o seu blog. Confeccionei várias receitas. Sempre que posso, fico olhando as suas MARAVILHAS. Obrigada por compartilhar os seus trabalhos.
    Tenho uma amiga que mora em Alantejo, ela está grávida, em maio nasce o nenê! Um feliz 2014 e muita saaúde! Bjus




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindos trabalhos aqui! Esses bicos em trico estão maravilhosos! Parabéns!.

      Eliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!