quinta-feira, 28 de março de 2013

O meu soufflé de bacalhau

Hoje vou explicar-vos a receita do nosso almoço.
Antes fui à net tirar dúvidas sobre o béchamel e o molho branco. Apurei que são quase iguais, mas aprendi, já não sei onde, que eram ligeiramente diferentes.
Para mim, molho branco é feito com manteiga, farinha e leite; no béchamel o leite seria substituído por caldo de legumes ou/e carne. A ambos os molhos poderão ser acrescentados vários temperos a gosto, como sal, pimenta, etc....
 A diferença que encontrei na busca que fiz na net,
 para mim só deu ideias!
Usei 1 posta de bacalhau já demolhado e cozi-o em água temperada com 1 pitada de pimenta cayenne, 3 dentes de alho picados com a casca, 3 sementes de cardamomo picadas, 1 pitada de açafroa e 1 pedrinha de sal.
 Enquanto fiz o béchamel com 1 noz de manteiga
e 2 colh. sopa de farinha de trigo,
deixei arrefecer o bacalhau fora da água.
 Alourada a farinha, deitei 1 pouco de azeite e mexi até...
 ...acrescentar 1 pouco de leite...
 ... e depois 1 pouco da tal água da cozedura do bacalhau,
coada como aqui mostro.
 Mexendo sempre até ficar assim, retirei do lume e deixei arrefecer.
 Entretanto desfiei o bacalhau...
 ... e juntei-o ao preparado já morno.
Juntei também 2 gemas e mexi tudo.
 Por fim juntei 2 claras em castelo,
apenas envolvendo com movimentos suaves. 
 Levei ao forno já a 180º em recipiente untado com manteiga,
durante cerca de 30 minutos.
 Comêmos assim, com salada, pikles e azeitonas
e podem acreditar que estava muito bom.
Pelo menos foi a opinião do meu marido, confirmada por mim!
Acho que é uma boa ideia para a 6ª. feira santa,
mas amanhã iremos comer outro prato de peixe.
Um abraço e obrigada por me prestarem atenção!
A quem me visita... desejo uma páscoa bem doce.
Eu continuo à espera
que o coelhinho da páscoa ponha um ovo!!!
E vocês?

6 comentários:

  1. Teresinha, que tortura é esta? Já jantei!
    Fiquei com água na boca, garanto. Até a salada tem um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Noooooossa Teresinha... estou, aqui, com a boca cheia d'água... Nunca faço bacalhau mas, gosto de comê-lo, quando me oferecem.
    Amanhã, vou receber amigos com peixe assado, uma receita muuuuuito safada que minha irmã me deu: molho de tomate batido com requeijão no liquidificador, derramado obre as postas de peixe e forno. Só isso.
    Bem, obrigada pela receita do bacalhau! É tentador!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresinha,

    que sugestão ótima! Bonita e nutritiva, quase sinto o aroma... Adorei a dica e o pap bem explicadinho.
    Obrigada e pra você também uma Páscoa bem doce! Eu não, mas minha neta fica alerta e nunca vê o coelhinho botar o ovo... ele só deixa o rastro indicando que estave lá!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  4. OLÁ TERESINHA

    POIS GOSTEI DO SEU JEITO DE FAZER O DITO SUFLÉ, EU NÃO TENHO TEMPO PARA ESSES PREPARADOS, MAS GOSTEI E MAIS GOSTARIA DE COMER!!!

    DESEJOS DE FELIZ PASCOA!!!

    1 BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga, obrigada pela receita, ahhh que fome !! Eu adoro bacalhau,
    Abraço carinhoso
    Inez

    ResponderEliminar
  6. Santa Maria... queria ser sua vizinha!! quem sabe quando poder ficar em casa me arrisco com suas receitas:) São de dar água na boca!!

    binhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!