Este foi um dos vestidos que fiz há 34 anos, para a minha filha mais nova.
Agora que serve à filha, minha neta, cópia fiel da sua mãe!...
Saiu das roupas antigas que guardo e penso que não destoa!
O tecido às bolinhas é de algodão macio e enrugado em tiras.
Sempre fiz a roupa em jeito de servir durante vários anos.
Na sua forma original este vestidinho tinha 3 nervuras
que iam sendo descosidas a cada ano.
Por fim,
quando já não havia nervuras e o vestido ainda servia na largura,
eu acrescentava-lhe um bordado inglês na bainha,
como aqui mostro... e como aprendi com a minha mãe!
Estamos em crise... e naquele tempo como era?...
Será que hoje em dia as mães aproveitam assim as roupas dos filhos...
ou compram novo... de tal marca?...
O peito levou piquê onde bordei duas borboletas.
E como esta minha netinha é a cópia da sua mãe...
miudinha, airosa, meiguinha, alegre...
vê-la assim vestida recuo 30 e tal anos no tempo...
e sinto-me feliz... sinto-me bem...
mesmo muito bem!!!
UM ABRAÇO
Obrigada pelos comentários
e sejam bem-vindas, novas seguidoras!
Teresinha, que vestido mais charmoso e moderno!! Adorei cada detalhe... minha mãe, costureira, fazia roupas assim pra nós,descia a barra, depois passava pra mim, depois pra irmã mais nova... qdo não dava mais, fronhas. Que saudades... que coisa boa poder ver um vestidinho vestido em nossa neta! Você é abençoada... ainda estou a espera dos meus rss
ResponderEliminarHoje em dia, com a China e Japão invadindo tudo e todos, nem vale a pena guardar, pois é raro quem tenha o capricho de fazer algo a mão... compra-se por preço de banana e depois dá-se em campanhas. Triste não?
Dê um abraço na netinha, diga que ela ficou linda como a mamãe:))
bjinhos
Coisa boa poder reviver assim o passado!
ResponderEliminarLembro que fiz muitos vestidinhos assim para minha filha, todos foram doados para a priminha dela.
Só ficaram fotos,rs.
Bjus
Teresinha, que lindo vestidinho, que orgulho a neta
ResponderEliminarainda o usar, é atualissimo, oxalá as mães de hoje
saibam seguir esses exemplos, beijo
La petite robe est magnifique bravo Theerese bisous Marie-Claire
ResponderEliminarOi Teresinha, que linda, deve ser maravilhoso ver algo que fez sendo usado tanto tempo depois... beijosss!!!
ResponderEliminarComo me revejo nesta "moda", que usei e as minhas filhas também! Ainda tenho coisas assim bonitas à espera de quando vierem os netos...
ResponderEliminarEste está muito lindo, com o folhinho! Mais um belo trabalho "das mãos da Teresinha"! :)
Tão lindo!!!! Eu consegui encontrar na casa da minha mãe um bikini que ela fez para mim quando eu tinha uns 3 ou 4 anos e que vou usar na minha filha, branco com bolinhas vermelhas (intemporal) e tenho muita pena de não ter mais roupinhas minhas para vestir na minha filha, como fui a última de 3 filhos e ela não contava ter mais deu tudo o que estava em condições pois a maior parte da roupa era adaptada da dos meus irmão mais velhos e alguma ainda anda na minha casa em versão manta de retalhos que a minha mãe fez para mim, adoro estar deitada no sofá tapada com ela e lembrar-me: este quadrado era um vestido meu, este era uma saia, este era um casaco do meu pai :-) e também é engraçado ver que se usa agora algumas coisas que se usavam quando eu era criança tipo aquelas cuequinhas de praia cozidas com linha de elástico que forma uma espécie de favos, pois é eu tive umas e agora só vejo disso nas montras de criança como se fosse uma grande novidade :-) Bjs
ResponderEliminarÉ preciso amar muito estes trabalhos para os podermos preservar tanto tempo!
ResponderEliminarAssim acontece comigo, estimo tudo o que faço!
Para mim, o vestido continua atualizado e de muito bom gosto.
Parabéns pelo vestido e pela modelo (netinha).
Beijinhos
É isso mesmo, Teresinha... me trouxeste lembranças: depois de fazer isso tudo, eu ainda colocava um entredeux na cintura, e dava para mais um tempo...
ResponderEliminarAbraços,
Teresa
teresa_0001@hotmail.com
Olá Teresinha
ResponderEliminarEstá lindo o vestidinho esse feitio lembro-me que tinha uma boneca que tinha um vestido assim .
Na verdade quando as minhas filhas eram pequenas e apesar de eu trabalhar fora de casa com horário grande, as roupinhas era eu todas que fazia das calças do meu marido da fazenda das pernas davam para fazer vestidinhos lindos para elas tinha revistas que tirava os moldes e estes serviam para muitas roupas, eu colocava aplicações feitas por mim um tinha um gelado outro um comboio na parte as blusinhas eu tricotava só me lembro de uma vez ter comprado uns calções de ganga brancos para a mais velha , também eu ainda tenho guardados alguns, na esperança de que uma neta os use, algumas roupas vinham das tias e andavam bonitas e limpas sem luxos de marcas, não aprendi a costura mas o querer fazer é o mais importante, saíam sempre bem.
Obrigada pela carinho que deixou no meu blog
beijinhos
boa semana
Aldora
Cheiinha de razão!
ResponderEliminarMuitos beijinhos
Boa tarde querida, realmente tecidos com bolinhas nunca saem de moda, mais a delicadeza dele fala por si de tão formoso, tenha uma linda semana iluminada por Deus, quando puder me faça uma visita, beijinhos!
ResponderEliminarhttp://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/
Olá Teresinha,
ResponderEliminara minha sogra fez assim os vestidos para a minha filha mais velha, assim com nervuras
que iam sendo descosidas a cada ano.
Guardei para a minha filha mais nova que tem 5 anos de diferença da irmã e depois dei para as minhas primas vestirem as sus filhas.
Crise? E quando é que não há crise? Sempre vivi a apertar o cinto e acho que isso até é bom que é para aprendermos a poupar e a respeitar o meio ambiente. Desde que tenhamos trabalho temos de saber viver com o que temos e a puxar pela cabeça para a resolução dos problemas do dia a dia.
Beijinhos
São
Uma ternura Teresinha! eu usei vestidinhos assim, e bordados com passarinhos e outros desenhos feitos pela minha tia habelidosa, com quem aprendi muita coisa.
ResponderEliminarBom feriado, bjs
Mifá
Nos dias de hoje pela qualidade dos tecidos tenho minhas dúvidas se haveriam de durar tanto assim... Emocionante, passar por uma experiência dessas.
ResponderEliminarUm abençoado fim de semana,
Bjs
Mara
Olá
ResponderEliminarMuito bonito, ainda me lembro deste tipo de vestidos.
Manuela
Lindo vestido. Mamãe também fazia vestidos, blusinhas e shorts para eu e minha irmã; pena eu não ter aprendido a costurar. Agora elas pedem à avó um vestido mas onde está o tempo para que ela os faça. Beijos tupniquins!
ResponderEliminarLindo vestido. Mamãe também fazia vestidos, blusinhas e shorts para eu e minha irmã; pena eu não ter aprendido a costurar. Agora elas pedem à avó um vestido mas onde está o tempo para que ela os faça. Mas há uma manta, tecida no tear que foi de meu irmão mais novo e aqueceu ainda minhas duas meninas!Beijos tupniquins!
ResponderEliminarA minha lúcia tambem vestio um vestido que foi meu, depois com as mudanças de casa não sei o que lhe fiz, perdi-o rasto...
ResponderEliminarOs meus netos tem várias coisas que eram da minha joana, eu gosto de guardar e relembrar outros tempos.
Beijos querida
Imagino quantas lembranças lhe passam ao ver sua netinha com este lindo vestidinho... Lembrei-me de minha infância pobre, quando minha irmã me presenteava com os mais lindos vestidinhos, feitos com sobras de tecidos de suas freguesas... Bons tempos, hoje aqui no Brasil, os bebezinhos já vestem grifes caras, (as mães fazem questão de exibi-las, muitas vezes sem terem condições para isto)e as crianças crescem cada vez mais consumistas. O carinho de uma peça confeccionada por mãos habilidosas e cheias de amor não tem preço...
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou muito giro!!!
ResponderEliminarBoa semana
Beijinhos
Parabéns, ficou linda a sua neta!
ResponderEliminarFez com que o meu espírito regredisse vários anos atrás, quando a minha mãe fazia algo idêntico para as minhas irmãs, sentada junto à janela numa máquina Singer.
Obrigada por isto.
Um abraço.
Teresinha, aonde andas amiga? só espero que esteja tudo bem, eu vou de férias, até lá beijinhos
ResponderEliminar