sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Doce de amora

Hoje vou mostrar-vos o doce (compota) que fiz com amoras silvestres, colhidas por mim e pelo meu marido. Apanhei tantas que até fiquei com a mão direita arranhada dos espinhos das silvas.
Para fazer o doce só tive de lavar as amoras, deixá-las em água, depois juntar-lhes o açúcar, a olho, e deixar macerar por uma hora. Já ao lume, fui mexendo de vez em quando, desta vez triturei com a varinha mágica (ficaria melhor com o passe-vite, à moda antiga…) e deixei fazer o ponto desejado, mexendo para não pegar no fundo. Ficou muito bom… apesar das grainhas!
 Aqui deixei as amoras em água, cerca de 20 m, para amolecerem.
Aqui estão a macerar, para ficarem mais doces e macias. 
Aqui já estão a ferver e ganham esta linda cor.
Fase em que as triturei:
E aqui já estão no ponto certo, que fui testando ao longo da confeção.
 
Para quem não conhece, informo que Quiaios é a praia a norte da linda cidade da Figueira da Foz (foz do rio Mondego que passa em Coimbra!) e fica na sopé da serra da Boa Viagem. Aqui, onde temos estado, podemos ir à ótima praia detentora de bandeira azul e podemos também desfrutar de passeios por entre as  matas de pinheiros e eucaliptos da serra. 
Nas zonas de arbustos apanhámos estas amoras, com vontade de voltar quando as que ficaram, ainda vermelhas (verdes!) estiverem maduras (pretas!).
Ao lanche, soube bem uma fatia de pão com doce e 
queijo de S. Jorge. 
Ainda deu uma boa quantidade! Ficou barato... 
o mais caro foram os arranhões, que já passaram! 
Feito com as amoras dos Açores, fica melhor, 
porque as amoras da minha terra são muito melhores!!!
UM ABRAÇO

14 comentários:

  1. Olá Teresinha: engraçado que ainda hoje comprei ( à porta) amoras e vou fazer, seguindo a sua receita. A minha mãe costuma dizer que quando cheira a doce , está pronto. Não é lá muito esclarecedor,eheh.
    Com esta quantidade imagino que foi um tal apanhar amoras. O pior são os arranhões, nada simpáticos, bem sei.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmmmmmmmmmm...que tentação!

    Compota e queijo dos Açores,uma junção que adoro.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá,Teresinha. Visitando o blog " meu pensamemto viaja a " conheci" e hoje vim visita-la e me deparei com sua postagem sobre doce de amora, já comi geleia de amora, todas industrializadas, nehuma caseira, que benção e delícia deve ser este seu doce. Sou do Brasil, aposentada, a vida toda trabalhei muito fora dw casa, aglra que tenho mais tempo, estou começando a aprender artesanato e.rexiclagem, estou muito interessada em ver a.pequena bolsinha em trico que você prometeu fazer. Tricô, eu sei fazer um pouquinho. Bom final de semana. Abraços carinhosos. Regina

    http://reginasantos09.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Que gostosura, e que fácil de fazer parece! Mas pobres mãozinhas... Quem sabe em uma outra excursão ao campo seria bom levar um par de luvas de jardineiro no bolsinho?
    Um abraço, Teresinha!
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Teresinha
    Que aspecto delicioso que tem o doce :)
    Ao ver as suas mãos cheias do suco das amoras deu-me uma saudade tão grande do meu tempo de criança em que andávamos nas silvas a apanhar e comer amoras, nem as lavávamos, aquilo era apanhar e comer mas sabiam tão bem....
    Bom Fim Semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mmmmmmmmmmmmm la bonne confiture j'adore bonne soiree bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  7. Nossa, que linda geléia. Se você morasse mais perto, com certeza, teria uma intrusa para o lanche: eu!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  8. Que delicia de doce Teresinha, de longe e o meu preferido! me lembro que na minha época de escola trocava meu sanduíche de presunto pelo pão com doce de amora da minha colega de sala, minha mãe não sabia fazer doce de nada! BJO!

    ResponderEliminar
  9. As minhas amoreiras já não existem mais, o pé era bem diferente desse seu tinha uns dois metros de altura, não tinham espinhos e as crianças ficavam tingidas de vermelho e roxo quando apanhávamos as nossas, no auge da primavera eram tantas amoras que nem cabia mais no congelador,dava aos vizinhos, à minha mãe, tomávamos sucos, os pássaros vinham saboreá-las e ainda assim tinha dia que se estragava um balde inteiro.. Fazíamos doce também. Mas precisei do terreno para construir a casa nova, a outra foi alugada e foram-se as amoreiras :( o pé quando foi cortado minou água 3 dias inteiros... Que saudade(das amoreiras e do cheiro de doce...)

    ResponderEliminar
  10. Parece deliciosa, meu pé de amora está pequeno ainda não tem o suficiente para fazer doce, mas realmente o que não falta são espinhos, Mas a fruta é uma delícia.Tenha uma ótima semana bjos

    ResponderEliminar
  11. Que delícia!!! adorei a maneira e fazer... aqui a amoreira dá bastante; assim que der vou afzer.

    bjinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!