segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ovas de bacalhau suadas

Receita:
1 par de ovas de bacalhau congeladas
1 cebola média/grande
4 dentes de alho
1 iogurte natural
1/2 medida do iogurte de azeite
1 medida do iogurte de vinho branco
sal qb
1 colher de café de:
 açafroa
tandori masala
gengibre moído
1 colher de sopa de:
salsa picada
cebolinho seco

Confeção:
levar ao lume o tacho com o azeite, a cebola às lascas, o alho picado e deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntar as ovas já descongeladas e os restantes ingredientes e temperos. Tapar o tacho e deixar suar as ovas em lume brando/fraco, durante 20 a 25 minutos. Retirar as ovas com a escumadeira e triturar o preparado com a varinha mágica. Cortar as ovas e juntá-las ao molho, já fora do lume. 
Já eu tinha começado a cozinhar quando me lembrei que talvez fosse interessante dar a conhecer este prato, que não vejo nos blogues que visito. É uma comida que não deve agradar a muitas pessoas. Eu própria nunca tinha comido ovas, só as dos peixes pequenos, (nem sequer aprecio caviar... ainda bem!!!) até ao dia em que a minha nora mas serviu de petisco, cozidas, com molho verde por cima. Gostei imenso! Passei a fazer, de vez em quando.
Hoje resolvi aproveitar dicas da receita da pescada suada que uma amiga faz na perfeição e que é uma delícia!
Como não podia deixar de ser... alterei a receita da minha amiga, mas acho que me saí muito bem... e se calhar a minha amiga vai copiar esta minha receita!...
Agora seguem-se as fotos:
Para quem não conhece, as ovas são assim por um lado...
... e assim pelo outro.
Deu para 3 doses e, como veem é barato!
Os ingredientes usados, incluindo o leite e a manteiga
que usei apenas no puré de batata. Se o molho tivesse ficado muito espesso ter-lhe-ia juntado um pouco de leite, mas ficou na consistência certa.
Agora só fico à espera que me digam:
conheciam e já comeram ovas de bacalhau?
 Vão experimentar?
Sim!!! 
Não???
Já sei: há pessoas que não gostam de certos sabores!
Quem olha para mim... nota logo que eu gosto de tudo!...
Aguardo os vossos comentários que são sempre o melhor incentivo para os meus futuros posts.
MUITO OBRIGADA!
UM ABRAÇO

17 comentários:

  1. OI amiga que delicia, outro post, e outra receita, porém confesso, esta vou passar a vez, não me apeteceu, sei que antes de qualquer coisa teria primeiro de provar, mas infelizmente prefiro não, não sou dadas a experimentar nada do que fuja de vaca, porco, ou frango, peixe(somente alguns), não sou dada a experimentar carnes de outros animais, e tudo o que ultrapassa dos files, ou seja, seus miúdos também não me apetece, bem sei que talvez devesse eu ser mais adepta de experimentar, mas ai também acho que não seria eu! Bjucas amiga!

    ResponderEliminar
  2. Teresinha, com muita pena minha, hoje não aceito o jantar! Esquisitices de criança com má boca que nunca ultrapassei totalmente!
    Beijinhos
    Quero ver a almofada!

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha, eu não conheço e nunca tinha ouvido falar. Mas como você, eu experimento de tudo e gosto de quase tudo rsrsrs. Posso até não gostar mas experimento para saber. Por aqui não tem, acho que é pra ser um prato típico daí. O dia que tiver oportunidade vou experimentar e lembrar de onde ouvi falar primeiro. Bj
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Ovas de bacalhau nunca comi! Mas como de outros peixes! No entanto esse prato tem muito bom aspeto e as ovas sao bem grandonas! O que eu gosto mesmo é de figados de peixe fritos, sao uma maravilha! A D. Teresinha ja experimentou fazer pure de batata com queijo da ilha? É delicioso, para quem gosta de queijo, claro! Mas tem de levar uma porçao generosa de quejo para que o sabor se evidencie! Ainda nao me esqueci da prometida fotos. Estamos a pensar ir de ferias amanha, é que este ano ainda nao fomos e como diz o outro, é agora ou nunca! Nada muito interessante, é so um pulinho ate a ilha Terceira! Uma semaninha apenas para descansar, mudar de ares e recarregar baterias! Quando voltar envio-lhe a foto! Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Teresinha
    Obrigada pela sugestão pois gosto muito de ovas que costumo preparar com salada russa e maionaise ou então em soufflé...
    Vou experimentar desta forma
    Beijinho da maria

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha,

    em minha casa comemos muitas vezes ovas pois o meu marido gosta muito. Fazemos cozidas com ovo, feijão verde, couve flor e batata cozida, bem simples, mas muito delicioso.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  7. Olá, Teresinha: prato delicioso, gosto muito de ovas, e preparadas desse jeito parecem insuperáveis. Só o nome do prato, na minha opinião, não é muito convidativo... Parece-me que os "padrinhos" deveriam batizá-lo com um nome mais agradável ao olfato...
    Bom proveito, querida Teresinha!
    Abs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresa, tens razão! O nome não excita nem uma única papila gustativa!!! Mas eu não tenho culpa!!! Há os guisados, os assados, os grelhados, os fritos, os estufados, os cozidos, os suados... quem os terá batizado?!... E a lagosta suada??? Ah! Agora não faz impressão... é lagosta!!!
    Para mim, pior é a baba de camelo... que é uma mera mousse de caramelo. Não sei quem teve a "brilhante" ideia de lhe chamar "baba"... que nojo!!!... E depois de ver as cabeças dos pobres camelos penduradas às portas dos talhos do norte de África... Marrocos, Tunísia, Egito... com os olhos ainda abertos e tristes... aí nunca mais comi essa tal sobremesa e nem quero ouvir o nome!!!
    Não sei como fui capaz de escrever isto agora!!!!!!!!!!!!
    Esquece o suado, que não é transpirado... e come assim, neste molho, qualquer peixe de posta grande ou as ovas. São uma delícia!
    Beijinhos, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas o prato é bom assim mesmo, apesar do nome não muito bonito. A gente come com prazer, sem ficar pensando no nome e pronto! Problema resolvido.
      Obrigada pelas explicações, são coisas que eu não sabia!
      Um grande abraço
      Teresa

      Eliminar
  9. Nunca vi isso por aqui!! ainda não consegui entender o que são ovas...pareceu-me mais um embutido. É isso?
    O que é varinha mágica para triturar?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Fatinha, ovas são exatamente "ovas", neste caso do peixe chamado bacalhau. Mas todos os peixes, desde que do sexo feminino, têm ovas!
      Varinha mágica é um triturador elétrico manual, que veio substituir, há uns 50 anos, o tradicional ralador.
      O google informa melhor. Pesquise!
      Beijinhos e obrigada pela visita

      Eliminar
  10. Olá Teresinha: nunca ouvi falar em ovas de bacalhau e penso que nunca vi cá à venda, ou se calhar , como não conhecia, passei por elas com absoluta indiferença. Confesso que sou daquelas " não provei,não gostei",rsrs,ou seja , já digo que não gosto sem sequer ter provado ( e também não aprecio caviar). No entanto,gostei de ficar a conhecer um prato de que nunca tinha ouvido falar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Querida Márcia, eu mostro aqui cada coisa...!!!!!!!
    Talvez encontre na casa de congelados ao lado do mercado municipal. Eu também não gostava, mas como disse, o meu marido ensinou-me a gostar!!! Na net encontra receitas boas, mas esta que eu fiz disfarça o gosto que poderá desagradar a quem não gosta delas simples.
    Um beijinho e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  12. Mmmmmmmmmm délicieu merci de la bonne recette bon après-midi bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  13. Sou das que não gosta de ovas.
    Provaria as da tua receita, pois tenho a certeza que o gosto será diferente.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, venho aqui todos os dias! Ovas? Sempre ovas?
    I miss you!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina, minha querida amiga, eu não publico todos os dias os meus trabalhos... nem tenho publicado no "outrascoisasdat" porque não tenho a tua energia... e ando aos saltos, por aqui e por ali, umas vezes sem net, outras vezes com, como agora!!! Mas já estou de abalada para Coimbra, depois vou para Trás-os-Montes e logo a seguir para os Açores.
      Vou-me esforçar mais, my dear teacher!!! I miss you too when you don´t publish something for one single day!!!

      Eliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!