sexta-feira, 27 de março de 2020

Casaco de tricô com pala em jacard para bebé - tam. 3-6 meses

Hoje mostro um casaco de bebé que fiz estes dias.
Copiei-o por um que tinha feito há 42 anos e mostro
para quem também o quiser copiar agora.
Um modelo que estava numa revista que guardei tão bem...
mas tão bem, que agora não a encontro!
E será fácil encontrá-la: foi publicada antes de 1970!
Mas tenho tantas revistas...
 Não tenho em casa 5 botões brancos iguais e bonitinhos,
por isso pus estes que até eu acho que não ficam nada mal.
O esquema do jacard vai aqui e as letras correspondem às cores:
Branco, Rosa, Turquesa, Petróleo, Verde, Amarelo
Eu já andava há muito tempo com vontade de voltar a tricotar este modelo. Publiquei-o aqui em 2009, mas nessa altura não expliquei como o fiz. Ao criar o blogue, com o intuito de mostrar (apenas) os meus trabalhos, não pensei que alguém pudesse pedir as receitas.
Pensei que poderiam copiar a olho!
Foi feito há 42 anos para a minha filha mais nova.
Vinte anos depois passou para a minha neta mais velha 
e desde então foi usado por mais duas netas.
Regressou à base depois de ter corrido duas gerações!
O que agora tricotei ficará de reserva para uma terceira geração...
que eu, provavelmente, já não verei!
Aqui estão os modelos... novo e antigo!
E aqui vai a foto tirada em novembro de 1997:
a minha neta mais velha com o casaquinho,
junto da bisavó paterna e dos vovós maternos.
Em tempo de covid 19, não desanimem.
Se ficarem em casa, tricotem!

Nunca mais nada será como dantes... mas
VAI TUDO FICAR BEM!



9 comentários:

  1. Que lindo, Teresinha! Gosto do modelo e da sucessão das cores. Um amor!
    Espero que continues bem, com saúde e que tudo isto passe sem deixar demasiadas mazelas. Estou um pouco assustada, mas não perdi a esperança na crença de que todos continuaremos por cá. Um grande abraço cheio de força e de coragem! Até breve, querida amiga, obrigada por mais esta deliciosa partilha!

    ResponderEliminar
  2. Lindo trabalho. Também estou estou aproveitando pra crochetar, porque aqui está muito quente e tricotar fica difícil, a mão suada não corre o fio

    ResponderEliminar
  3. Que lindinho! Adorei, querida Teresinha. Espero que continuem bem. Nós enclausurados. Suspirando pelos abraços dos meninos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha... o casaco é lindo, gostei do colorido e do desenho. Quem dera soubesse tricotar.
    Por aqui estamos em casa também!
    Beijosss do Brasil!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu até tricotava se tivesse lãs 😉
    Bj e adorei o casaco

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresinha, muito obrigada pelo teu comentário.
    Que a Páscoa seja um dia feliz, com saúde e a certeza que havemos de ultrapassar este pesadelo. Procuro não sofrer por antecipação, mas às vezes resvalo na depressão. Por isso me ocupo desta forma cansativa , mas que me anestesia.
    Um grande beijinho para o casal
    Nina

    ResponderEliminar
  7. Teresinha, está muito bonito o casaquinho, com a qualidade e gosto que aplicas com muito carinho, e só podem sair coisas belas das mãos da Teresinha.
    Fiquem bem, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresinha, obrigada pela sugestão, mas, infelizmente, não me parece ser possível. Vou mesmo ter que aguardar que este pandemónio acalme. Beijinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!