segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Maionese

A minha mãe ensinou-me imensas coisas,
desde a culinária aos trabalhos com agulhas de todos os tipos,
incluindo costura e bordados.
E o que não me soube ensinar, como o piano,
arranjou quem o fizesse, quando descobriu que, 
dos quatro filhos, a menina é que tinha jeito para música!
Ao longo da vida fui fazendo um pouco de tudo,
até que cheguei aqui: ao mundo da informática, que,
não tendo a minha mãe para me arranjar quem me ensinasse,
arranjei ajuda junto do meu filho, 
com aulas esporádicas e rápidas, mas muito elucidativas!

Mas eu vim aqui para vos mostrar a maionese que fiz hoje!
Para outros comensais eu teria feito rapidamente a maionese
com o ovo inteiro e a varinha mágica,
(não ficando com o braço a doer... como fiquei!)
mas tenho cá o meu irmão que prefere a maionese da mamã
e nunca mais a comeu (porque não aprendeu como eu)!
 
Maionese à moda antiga
Colocar na tigela 1 gema e 1 pitada de sal fino
e começar a batê-la com uma colher de cabo comprido,
juntando depois lentamente um fio fino de azeite
e continuando a bater sempre no mesmo sentido
até ficar com a consistência que aqui mostro.
Só no fim se mistura um pouco de vinagre.
 Foi assim que comemos a salada russa de peixe (maruca), 
depois da sopa de feijão com nabos,
também muito apreciada pelo meu irmão.
Estando a passar uns dias connosco, tenho de o apaparicar
como a mamã fazia.
Por hoje é isto... 
até publicar um casaco lindo de tricô para bebé.
UM ABRAÇO

4 comentários:

  1. Boa tarde Teresinha,
    As mamãs gostavam que as suas meninas fossem prendadas. Não era o meu caso, que segundo a minha mãe, que ainda é viva graças a Deus e linda nos seus 87 anos, eu não tinha jeito para nada. (Aqui só para nós: até tenho rsss).
    Essa maionese é muito parecida com a que me foi ensinada. Tive uma professora de francês que um dia nos ensinou a fazer maionese à qual acrescentava também gema cozida.
    Sopa de feijão com nabos há muito tempo que não faço, mas é muito saborosa. Será a próxima...
    Apaparique bem o seu mano. Ele fica feliz, decerto, pelo carinho da mana.
    Beijinhos e aguardo o casaquinho de bebé.
    Boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Olá, Teresinha! Essa maionese está um luxo. Confesso que com a Bimby deixei de praticar o método tradicional.
    As minhas mãos estão quase boas, mas continuo de luvas enquanto não renovo o Stock de agulhas e passo a utilizar apenas as de plástico.
    Vi o teu post anterior, um mimo de roupinhas de bebé.
    Tenho feito muito pouco porque ainda não aprendi a gerir o horário de Inverno.
    Espero que continues bem, aproveitando a companhia do mano.
    E agora reparo que já são quase 8 horas e que tenho de tratar da janta.
    Um beijinho grande da Nina

    ResponderEliminar
  3. Ai amiga: gabo-te a paciência. Para mim , só a da Bimby ou então... de compra. Uma vergonha, bem sei, mas não tenho os teus dotes. Ficou espetacular! Imagino a dor no braço depois, rsrs
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Antigamente era bem trabalhosa a sua feitura mas confesso que a varinha faz milagres!
    Bj

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!