segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O meu pão de hoje (trigo e mistura)

Hoje resolvi fotografar as várias etapas da confeção de um pão. Não que seja melhor do que o das outras pessoas... nada disso... é normal, como tudo o que faço! Fi-lo simplesmente porque a São, por quem nutro uma grande amizade e que faz trabalhos lindíssimos, me pediu. 
Ainda não sei como irá ficar depois de cozido, mas mostrarei o seu interior... que eu acho mais importante do que o seu exterior!!! Tenho pena da tecnologia não conseguir mostrar também o cheirinho e o sabor... mesmo assim há algumas pessoas tão simpáticas que até conseguem cheirar e saborear os meus cozinhados tão singelos, manifestando-o nos comentários tão generosos que me dirigem.
Hoje utilizei alguma farinha própria para a máquina de pão, mas, por hábito, junto sempre uma parte de farinha normal, sem aditivos, para que o pão fique menos salgado e mais a nosso gosto. 
Hoje também não adicionei sementes, mas se o tivesse feito, o pão não perderia a consistência. Ficaria mais rico em fibras, mais nutritivo, com outro sabor... mas gosto de variar!
 O de hoje afinal ficou muito bom!
 A receita vai nas fotos, mas vou escrevê-la aqui de seguida.
1 colh. sopa de óleo de milho
3,5 dls de água morna
250 grs de farinha de pão caseiro
100 grs de farinha de pão rústico
200 grs de farinha de trigo 
1 colh. sopa de farinha de alfarroba
 Eu peneiro sempre tudo para que o resultado seja mais fofo!
 Coloco a máquina a funcionar, até à fase de levedar.
 Como a massa me pareceu demasiado mole,
 acrescentei um pouco de farinha (já incuída na receita).
 A massa ficou com a consistência desejada e deixei-a...
 ... a levedar. Nesta fase retirei-a da máquina...
 ... e dei-lhe umas voltas com as mãos, esticando, dobrando...
até ficar bem macia.
 Coloquei-a no tabuleiro e dei-lhe umas tesouradas,
 Coloquei-a no forno a 50º apenas para levedar,
o que demorou cerca de 1 hora e meia.
 Passei para 200º quando estava bem crescida e deixei cozer
 durante cerca de 30/40 minutos.
 Por dentro: lindo e fofo.
Deste pão congelei 2/3 para o irmos comendo sempre molinho.
Às vezes faço-o só com farinha de trigo normal, ou integral,
ou de centeio, junto fermento de padeiro, sementes, farelos...
Se for de farinha de milho normal, esta terá de ser escaldada,
de contrário o pão ficará duro como uma pedra!...
Também há o preparado de farinha de milho que
não tem de ser escaldado e fica muito bem misturado 
com farinha de trigo.
Sei que não acrescentei nada aos vossos conhecimentos, 
deve haver mestres nesta arte... 
mas este post foi para ajudar a que não desistam de fazer pão.
No início fiz alguns que saíram mal... duros... 
outros assim-assim... agora saem-me como este de hoje, 
outras vezes melhor... mas não desanimem nem desistam!
Eu sei que a São queria a receita do verdadeiro pão caseiro,
feito na masseira... mas a esse eu não tenho acesso,
nem braços para o amassar! 
Façam clic AQUI para verem o blog da Conceição:
tem trabalhos lindíssimos, úteis e feitos com a maior perfeição.
UM ABRAÇO

11 comentários:

  1. É como eu Teresinha...
    a minha masseira decora um espaço da casa!
    Faço na patusca...de vez em quando o pão...
    em ocasiões especiais!
    Boa semana e bj amigo!

    ResponderEliminar
  2. Aí me deu até saudades de fazer pão. Já retirei a máquina do armário. Bjs e ótima semana.

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, és uma linda!
    Amanhã já farei o pão, pois já comprei o fermento fresco.
    Assim que estiver pronto, mostrarei.
    Obrigada pelo carinho e pela gentileza de me referenciares no teu blog.
    O teu pão ficou maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Casa cheirando a pão levedando ou assando tem cheiro de "casa de mãe ". Estes são aromas que encheram minha infância e que sempre despertam ternuras dentro de mim.
    Gosto muito de fazer pão mas, não tenho a máquina então, raramente me animo.
    Este parece ótimo! Bom apetite!
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  5. Pelo aspecto esse deve estar bem saboroso!
    Foi boa ideia escrever a receita e principalmente colocá-la nas fotos, assim, até eu que nunca fiz sozinha pão (ajudo de quando em vez a minha mãe) se calhar vou aventurar-me a fazer um pãozinho caseiro.

    Beijinhos e tenha um bom dia e semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha,

    hummmm, abriu-me o apetite, hehehe.
    Depois vou ao blog da amiga Sãozinha ver se desta vez lhe saiu bem a cozedura do pão. De certeza que com esta explicação tão boa vai sair tudo na perfeição.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  7. Huuuuummmmm venha daí uma fatia sff eheheheh
    deve estar delicioso, bjkas Teresinha

    ResponderEliminar
  8. Hummmmmmmmmmmmmmmmm...que cheirinho a pão quente!

    Com manteiga ia já!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Mmmmmmmm du bon pain fait sois mème c'est delicieux bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  10. Quem sabe, quando me aposentar de vez, consigo aprender fazer pão rss na minha família ninguém faz; quando minha mãe tentava (coitada rss) ficavam pedra rs Mas tenho uma comadre, de origem portuguesa, que faz cada pão que você admiraria! A mãe dela, hoje com 92 anos, faz pão cada dia melhor... será que é a origem?

    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Terezinha querida, gostei da receita, já estou com saudade,
    não me tem visitado...beijos amiga

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!