Era suposto ser o bolo de fim de semana!
Para fugir à rotina e não dar como perdido o tempo que passo na net a pesquisar receitas, resolvi experimentar um bolo de coco, mas eu queria-o húmido. Encontrei uma receita que humedecia o bolo com uma chávena de água quente (!), mas antes de o cozer, e depois de cozido e ainda levava uma chávena de leite quente por cima! Aí palpitou-me que seria humidade a mais... mas segui as normas! Juro que só acrescentei à referida receita uma inofensiva raspinha de limão, para que não fosse ainda maior a desgraça que eu previ logo depois de despejar a água quente no preparado do bolo, como era receitado!...
Aí foi o 1º. erro! Vejam:
Depois de cozido no tempo máximo (50 m), acho que até foi 1 hora, usando o teste do palito e tudo... e os 180º do forno sugeridos, com esta cara linda, loirinho, retirei-o e, ainda quente, e seguindo as ordens, reguei-o com a tal chávena de leite quente. Deixei arrefecer e só depois o desenformei.
Vi logo que estava pálido e pouco robusto... pouco crescera!
Pudera, com tanta humidade... ele foi água... ele foi leite...
tudo às chávenas... não seria de esperar muito melhor resultado!
Mas a confirmação dos meus receios veio quando o cortei! Se por fora era loiro, embora um pouco pálido para o meu gosto, por dentro estava assim. Até nem digo que parecia um queijo para não ofender este, que muito aprecio, em qualquer variedade!!! Mas a fominha devia ser muita, porque ainda comemos, em dois dias, o que aqui falta.
No dia seguinte eu disse: basta!!!
Lembrei-me da solução que a minha mãe dava em situação semelhante e fiz o que a seguir mostro: fatiei-o e fiz umas torradinhas, que ainda estiveram 3 dias numa lata.
Mas eu já estava farta e resolvi esfarelar as pobres torradinhas, que até estavam saborosas. Ah! O bolo era gostoso, levava coco! Aquela chávena de água quente é que estragou tudo! A porção está errada, de certeza! Deve ser 1 colher de sopa e não 1 chávena!
Feito assim em fanicos... será utilizado noutras receitas, porque até deu para colocar o resto num frasco.
Neste dia fiz um leite creme, com 4 gemas e 1 pouco de açúcar (a receita anda por aí e é fácil, tanto de encontrar na net, como de confecionar)...
... depois de bem batido juntei um pouco de farinha maisena...
... e o leite com raspa de limão... bla bla bla...
... é um simples leite creme!
Na taça alternei o leite creme com o picado do bolo
e polvilhei com um pouco de canela.
... e ataquei sem medos!!!...
E não é que estava bom????
Eu que nem aprecio muito doces de colher... até gostei!
E esta receita até tem brinde que podem copiar, se gostarem:
uma toalha que foi feita pela minha mãe!
A 2ª. sugestão já fica em aberto, porque tenho de gastar o bolo ralado que está no frasco.
Vai ser um cheesecake e a base vai ser feita com isto, em vez de bolacha triturada.
Ah! Se quiserem comer um bom bolo húmido,
façam o bolo Gabriel que eu já editei aqui no blog!!!
UM ABRAÇO