terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Bolo escangalhado... o verdadeiro!...

Era o aniversário do meu filho. 
Íamos só dar-lhe um beijo de parabéns, mas quando vou visitar os meus netos, gosto de levar um bolinho saudável. E o escolhido foi o de frutas frescas (pera, maçã e limão), receita da Nina. Já o tinha feito antes, mas desta vez aumentei 1/3 dos ingredientes. Cheirava tão bem, estava dourado com as frutas crocantes no lugar certo, fofo, lindo... como mandava a receita!

Até aqui fiz tudo direitinho!
Mas o tempo não dava para esperar que arrefecesse! Levá-lo na forma era uma opção, mas eu queria muito levá-lo já no prato… com as velas e tudo! Manias!!!...
Vai daí, aqui a artista desenformou o bolo ainda quente. O dito estava tão bonito, mas com o fundo virado para cima ficava torto! Não me parecia bem polvilhar com açúcar confeiteiro aquela maravilha desnivelada, quando a parte de cima, mostrando os crocantes… era muito mais bonita, nem se notando a ligeira protuberância.

E é aqui que se dá a tragédia: 
coloco um prato por cima do bolo para o tornar a voltar, deixando-o na posição desejada, mas o coitado, de tão quente e fofo que estava, durante a rápida reviravolta escangalhou-se… quase caindo no chão!!!...
Só me apeteceu chorar (reagindo como consta que a minha avó paterna reagia quando os cozinhados não lhe corriam bem!), pensei ir comprar um bolo bonito, mas não seria tão bom como o meu!...
Com película aderente atei a acidentada delícia, assim tipo ligadura…, tentando juntar a massa ainda quente… esperando que não se notasse nada quando arrefecesse!...
Chegado ao destino, o famigerado bolo foi alvo de risota, o que voltará a acontecer quando virem as fotos, mas os que o comeram foram unânimes quanto ao cheirinho, textura e sabor! 
Estava muito bom!!!
Mesmo assim o meu filho improvisou umas velas e colocou-as no seu belo bolo de anos! Rimos e cantámos os parabéns e fizemos um lanchinho em família, 43 anos depois de ter nascido o meu rapaz, com 4,050 kg e 52 cm, no hospital Miguel Bombarda, em Lourenço Marques, hoje Maputo. 
Vejam como estava a correr tão bem:
E aqui... zás!!!...
Mas não posso deixar de vos mostrar o tal 1º. bolo,
que não se escangalhou,
que faz jus à receita da Nina,
que ficou lindo e delicioso,
que os meus netinhos comeram e repetiram!
 Com as frutas frescas o bolo fica húmido e a massa é fofa...
 ...tão fofa que estes três netinhos adoraram!
A receita está no blog da Nina e afianço que o bolo é delicioso!

UM ABRAÇO

19 comentários:

  1. Já diz o ditado "é pior a emenda que o soneto"! A mania que nós mulheres temos de querer tudo perfeitinho por vezes faz com que o feitiço se vire contra o feiticeiro! É que comigo acontece-me exatamente o mesmo, e é sempre quando temos pressa! Ainda há uns dias fiz umas queijadas de inhame para levar para o jantar de Natal da minha mae! Elas nunca falham e na realidade as queijadas estavam lindas mas quando fui desenformar elas não desenformavam, nunca me tinha acontecido! Eu cheia de pressa para sair comecei a virá-las ao contrário e a sacudir para ver se descolavam! Fiquei foi com o recheio de algumas quijadas estatelado no chao! A pressa é inimiga da perfeiçao e entao lá estive pacientemente a descolar uma por uma para ter queijadas para levar! Mas o seu bolo foi como as minhas queijadas, fez grande sucesso e é isso que importa! Importa mais ainda quando é o aniversario de alguem tão querido, pode estar presente para festejar, mesmo que seja com um bolo escangalhado, é o melhor de tudo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Terezinha querida,esbugalhado ou não estou comendo seu bolo os olhos.
    Parabéns pelo aniversário do seu filho,saúde e paz para todos vocês,beijos

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga: só mesmo a Teresinha para transformar um (belo) bolo escangalhado numa história verdadeiramente deliciosa!! Quantas vezes não apetece fazer como a sua avó paterna, rsrs,mas lá vamos aguentando as risotas com uma estóica cara de dever cumprido. Risotas à parte, este bolo deve ser mesmo muito bom! Vou guardar a receita para fazer mais daqui a uns ( bastantes) dias.
    Bjn e muitos parabéns à mãe e ao filho.
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, nem tudo se perdeu, aliás, foi só uma
    fatia que se escangalhou, o que interessa é a ternura com que o fizeste, parabéns a todos, bjs

    ResponderEliminar
  5. Imagino o teu desgosto e vontade de chorar.
    Fizeste bem em não comprar um, pois o bolo não se comeria inteiro e o importante era ter sido feito por ti além de ser delicioso.

    Sente-se o cheirinho do bolo , olhando as tuas magníficas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha, feliz ano novo para si e para os seus!
    O bolo ficou engraçado, valeu umas boas gargalhadas e gerou um momento de boa disposição. Poderia lá ter ficado melhor? :)
    Adorei o momento feliz que me proporcionou, obrigada!
    Beijinho grande e uma boa e descansada noite!

    ResponderEliminar
  7. Teresinha...já me aconteceu e como está escangalhado...desaparece com mais facilidade!
    Imagino os momentos hilariantes!
    Não sei se tenho a receita...mas vou espreitar.
    Parabéns ao herdeiro e bj amigo

    ResponderEliminar
  8. Coisas doces nunca amargaram,
    tão apetitosos os bolos da Teresinha
    o aniversariante e os seus netos adoraram
    terá sido de aniversário uma bela festinha!

    Parabéns, feliz aniversário, muitas felicidades e muitos anos de vida, desejo ao aniversariante.

    Boa noite e continuação de bom Ano Novo, desejo para si Teresinha e para a sua família, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  9. Adorei a história, comigo também já aconteceram uns desastres assim mas nunca foi numa situação tão importante (ufa, ainda bem). Mas já me ri bastante e não acho que tenha ficado assim tão mal e de sabor (que é o mais importante) devia estar muito bom. Parabéns ao filho e à mãe :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  10. Como diria alguém o que importa é o conteúdo e não a forma hehe.
    Acontece aos melhores minha amiga, o que conta é a intenção e parabéns ao filho e à mãe.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Senti o cheirinho daqui...
    No meu aniversário pode me mandar um escangalhado mesmo, viu? rsrsrsrs
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha!!
    Ótima sugestão, deve ter agradado em cheio aos netos e ao seu filho!
    Quem nunca teve um bolo que se escangalhou, atire a primeira pedra!!! rsrsrsrs
    Beijos mil com os desejos de um lindo e abençoado 2016 pra ti!!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  13. É o verdadeiro bolo escangalhado :) Mas estava saboroso? É que para mim, isso é que é importante nos bolos, não ligo muito ao aspecto (gulosa).
    Beijinhos e um Excelente ano de 2016, cheio de novos projectos e passeios :)

    ResponderEliminar
  14. Minha querida por esses excesso de pressa as vezes teimo em desenformar bolos antes de estarem no ponto para a manobra,,o resultado quase sempre é este igual ao seu, que aqui também passa indiferente, pois eu sempre digo não olhem o resultado, comam e sintam o sabor e só depois me digam o que acham e assim, essas mazelas passam e ficam na lembrança apenas para colocar sorriso em nossa boca...bjucas e parabéns pelo filhão!

    ResponderEliminar
  15. Teresinha, deixa-me que te diga que, para mim, este episódio trágico cómico é um perfeito déjá vu ... estava eu a desenformar um bolo de chila ( segredo de família, dizia a mina mãezinha querida, que não me ensinou a fazer arroz, mas me passou a tal receita...) , numa urgência, para um jantar em que não queria fazer má figura, quando, desenformando o bolo, o dito se transformou num amontado disforme, pela primeira vez na minha experiênfia. O meu marido que adora o tal bolo, assistiu à desgraça e riu. Eu, privada momentaneamente de discernimento, não sei se chorei, se disparatei, mas sei que não ri. Zanguei-me com ele, com o marido. Não lhe dirigi palavra durante todo o jantar. Afinal tinha que arranjar um culpado para a desgraça. Quem lhe mandou rir?
    Somos assim,umas prima donas cheias de humores!
    Teresinha, minha linda, ainda bem que tudo acabou em grande galhofa.
    Repete o bolinho, já que agradou aos meninos.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
  16. Félicitation à votre fils le cake à l'air très bon bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  17. Querida Teresinha, diz o ditado que não há mal que por bem não venha: os outros bolos que fizeste, todos eles perfeitos ou quase, foram comidos, louvados... e esquecidos. Este bolo será o inesquecível, e não só por estar bem gostoso, mas pelas lembranças felizes que deixará para a posteridade!
    Muitas felicidades para todos, em especial para o aniversariante!
    Abs.
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Olá Teresinha, tenho a certeza que apesar do aspecto um bocadinho escangalhado, o sabor ficou fabuloso!! São estes miminhos de mãe que fazem as delícias dos nossos meninos.
    Bom Ano 2016!
    bjns

    ResponderEliminar
  19. Olá Teresinha!
    Bela a história do bolo escangalhado e que mesmo assim o seu filho comemorou o aniversário. Também já me aconteceu amiga, faz parte do que fazemos. Obrigada pela visita e muitos beijinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!